Publicado em: 10/01/2025
O governador em exercício Felicio Ramuth vistoriou, dia 8 de janeiro, o LokomatPro Sensation, aparelho robótico de alta tecnologia destinado a pacientes com limitações para caminhar que está disponível no Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado. Ao todo, pelo menos 153 pacientes são beneficiados com tecnologia, que chegou à unidade em meados de 2024. A visita foi acompanhada pelo prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, pelo presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, além de outras autoridades e da coordenação médica da unidade.
“Atendemos pelo Lucy Montoro cerca de 300 pacientes e aproximadamente metade deles tem a oportunidade de utilizar os equipamentos mais modernos do mundo. Aqui foram investidos quase R$ 4 milhões, em robótica, para que as pessoas possam voltar a ter independência para caminhar”, afirmou Felicio.
O LokomatPro Sensation é líder mundial em reabilitação de marcha e terapia intensiva assistida por robô e beneficia pacientes com limitações motoras como vítimas de sequelas de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), doenças neurológicas, lesões medulares, doença de Parkinson e traumatismo craniano encefálico, entre outros. O investimento da Secretaria de Estado da Saúde foi de R$ 3,8 milhões.
Pelo menos 150, dos 338 pacientes da unidade, são contemplados com a nova tecnologia. Desde a inauguração, 50 pessoas iniciaram o tratamento utilizando o equipamento.
Inicialmente, o Lokomat é acoplado ao paciente para fazê-lo andar sobre uma esteira rolante. Para isso, ele é “içado” por um suporte que sustenta a cintura pélvica e duas órteses para os membros inferiores, o que possibilita que o paciente use as articulações do quadril e do joelho.
Como o Lokomat dispensa o terapeuta de apoiar manualmente o paciente enquanto ele caminha e, é possível que os profissionais se concentrem apenas no paciente e na fisioterapia em si. Além disso, a geração de dados e relatórios personalizados permite medir e ajustar, de forma precisa, o número de repetições de movimentos, a intensidade da carga aplicada, grau de amplitude, força isométrica e rigidez mecânica. A expectativa é que, a cada semana, a terapia de marcha automatizada aliada à fisioterapia convencional traga inúmeros progressos à habilidade motora do paciente.
Para utilização do aparelho a unidade organizou treinamento intensivo de toda equipe de fisioterapeutas que opera o dispositivo diariamente. As capacitações foram conduzidas pela equipe técnica da Hocoma, empresa fabricante. O equipamento é exclusivamente destinado à reabilitação de membros inferiores.
ARMEOSPRING
Outro dispositivo robótico que chegou o ano passado à unidade é o ArmeoSpring, que trabalha a reabilitação de membros superiores de adultos e adolescentes. A tecnologia beneficia pacientes que tiveram AVC, esclerose múltipla, paralisia cerebral, lesões da medula espinhal, doenças musculares, recuperação de intervenções neurocirúrgicas, doença de Parkinson e outros distúrbios do movimento. O dispositivo fornece sustentação para o braço usar qualquer função motora remanescente, combinando o uso de exercícios terapêuticos com jogos estimulantes e simulação de tarefas em ambiente 3D. Segundo a coordenação da unidade, cerca de 120 pacientes são beneficiados com a nova tecnologia.
A UNIDADE
Gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde sua abertura, em 2021, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema realiza anualmente cerca de 42 mil procedimentos terapêuticos, 5,6 mil consultas e atendimentos, mais de 450 grupos educativos e terapêuticos e fornece cerca de 780 órteses, próteses e meios de locomoção aos pacientes. A FUABC também é responsável pela gestão da outra unidade da rede, localizada em Sorocaba.