Governo do Estado abre mais 30 leitos para Covid-19 no Grande ABC

Publicado em: 28/01/2022

Novas vagas estão disponíveis no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André

 

Foto: Governo SP

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta semana a ativação de 700 novos leitos exclusivos para atendimentos de casos de Covid-19. Serão abertos 266 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 434 de enfermaria em hospitais de gestão estadual, que receberão pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).

Os novos leitos vão auxiliar na absorção da nova demanda de casos em unidades hospitalares de 14 regiões do Estado, incluindo Capital, municípios da Grande São Paulo e as regionais de saúde de Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté. No Grande ABC são 30 novos leitos no Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, sendo 10 de Terapia Intensiva e 20 de enfermaria.

A expansão é fruto do mapeamento e análise técnica das capacidades estruturais de cada hospital e monitoramento do cenário da Covid-19 no Estado, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário à população.

“As cidades terão um canal direto com o governo estadual para que nenhuma pessoa fique sem atendimento no Estado de São Paulo. O Grande ABC já recebeu 30 leitos, e a expectativa é que a região seja contemplada com mais 30 vagas, ou seja, 60 no total”, afirmou o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo Andre, Paulo Serra.

Segundo o diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Joaquim Westheimer Cavalcante, as novas vagas estão sendo ocupadas rapidamente. “Iniciamos os novos leitos em 25 de janeiro e nas primeiras 24 horas de funcionamento ocupamos 100% da capacidade da UTI com pacientes encaminhados pela CROSS. Na enfermaria Covid-19, 14 dos 20 leitos abertos já estão com pacientes”, informa.