Governo do Estado anuncia Programa de Saúde Digital em UTI gerenciada pela FUABC

Publicado em: 12/05/2023

Lançamento ocorreu na UTI Adulto do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, onde a Fundação do ABC gerencia 47 leitos

 

Eleuses Paiva, Luiz Leiro, Vanessa de Brito, Renata Valeriano e Caroline Alves de Lima

O governador em exercício Felicio Ramuth e o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, participaram, em 11 de maio, do lançamento do Programa de Saúde Digital, no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, na Zona Norte da Capital. A Fundação do ABC gerencia 47 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto na unidade. Compareceram ao evento a coordenadora de Enfermagem e o coordenador médico da FUABC no local, Renata Aparecida Reche Valeriano e Luiz Leiro, além da gerente administrativa, Vanessa Damazio de Brito, e da coordenadora administrativa, Caroline Alves de Lima, ambas da Unidade de Apoio Administrativo da FUABC.

Até o fim do ano, o projeto de telemedicina do Governo do Estado deve ser expandido para outros 19 hospitais de São Paulo, implantando inovações a 355 leitos para viabilizar mais de 1,3 mil novos atendimentos em todo o Estado.

“O Saúde Digital é um programa do futuro iniciado no primeiro hospital público de São Paulo. Hoje, passado e futuro estão juntos para que a gente possa apontar caminhos e melhorar o atendimento em saúde em todo o Estado”, afirmou Felicio Ramuth.

“O HC e a USP são grandes parceiros que estão por trás de toda essa tecnologia. Queremos ver tecnologia, inovação e ciência aplicada. O governador Tarcísio de Freitas fez esse compromisso de trazer a saúde digital e um mundo de oportunidades para fazermos melhor usando ferramentas tecnológicas”, acrescentou.

O governador em exercício, Felicio Ramuth, com as equipes do Conjunto Hospitalar do Mandaqui

A Secretaria de Estado da Saúde apresentou resultados da iniciativa modelo do Projeto TeleUTI, implementada no Hospital do Mandaqui em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A fase inicial do programa promoveu o aumento de 28% na capacidade de internações, reduzindo o tempo médio de permanência dos pacientes em UTIs.

“Estamos assumindo mais um compromisso de ampliar o acesso aos serviços de saúde, otimizar os recursos que temos, encurtar distâncias e reduzir iniquidades. Acima de tudo, entregar assistência de melhor qualidade para a pessoa certa, no lugar certo”, reforçou o secretário de Estado da Saúde.

O resultado da implantação do projeto de telessaúde, com atendimento a distância, é equivalente à criação de 11 novos leitos de UTI sem a necessidade de novos investimentos em infraestrutura ou ampliação de gastos com pessoal. A ação também reduziu a taxa de mortalidade em 20%, aumentou a satisfação com o atendimento e permitiu a otimização de recursos e melhora nos serviços de tratamento intensivo.

O programa já beneficia toda a população usuária de serviços de UTI do Hospital do Mandaqui, que demanda, em média, 1,2 mil internações e cerca de 15,8 mil atendimentos por mês. Lançada em janeiro, a iniciativa capacitou profissionais antes do início dos atendimentos, em março. O programa abrange 40 dos 47 leitos de tratamento intensivo adulto da unidade, que funciona como hospital geral e de ensino e é referência no atendimento a politraumatismos.

MANDAQUI

A Fundação do ABC deu início em 31 de março de 2022 ao gerenciamento dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto no Conjunto Hospitalar do Mandaqui. A publicação do resultado do chamamento público 001/2022 ocorreu em 24 de março no Diário Oficial do Estado, confirmando o primeiro lugar da FUABC.

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui funciona como hospital geral e de ensino em nível terciário, sendo referência da Zona Norte de São Paulo para pacientes politraumatizados. Considerado um dos maiores hospitais gerais da região, foi fundado em 1938 e funcionou inicialmente em três pavilhões com capacidade de 100 leitos destinados a adultos. Posteriormente, ganhou novos pavilhões e conta hoje com cerca de 450 leitos. A unidade realiza atendimentos de urgência e emergência, clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia e obstetrícia e ambulatório de especialidades. Também oferece serviços de residência médica reconhecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estágios de especialização em enfermagem, fisioterapia e nutrição.