Governo do Estado e Fundação do ABC ampliam parceria com hospitais de Guaianases e do Mandaqui

Publicado em: 01/04/2022

Após Ferraz de Vasconcelos, FUABC venceu mais três chamamentos públicos do Estado – dois em Guaianases e um no Mandaqui

 

Conjunto Hospitalar do Mandaqui. Foto: Ciete Silvério/A2img

Organização Social de Saúde e entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC acaba de ampliar a parceria com o Governo do Estado de São Paulo e deu início nesta semana ao gerenciamento de 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto no Conjunto Hospitalar do Mandaqui. A publicação do resultado do chamamento público 001/2022 ocorreu em 24 de março no Diário Oficial do Estado, confirmando o primeiro lugar da FUABC.

Também em março, no dia 26, foi divulgado o resultado do chamamento público 005/2022, que ratifica a Fundação do ABC como vencedora do certame para gerenciamento do Serviço de Urgência e Emergência do Pronto-Socorro Adulto do Hospital Geral de Guaianases “Jesus Teixeira da Costa”. Na mesma unidade, a FUABC já havia vencido o chamamento 003/2022, pelo qual fará a gestão de 10 leitos de UTI.

“Temos mais de duas décadas de parceria com o Governo do Estado de São Paulo na gestão de equipamentos de Saúde e essa relação é muito produtiva. A ampliação de contratos com a FUABC confirma os bons resultados que entregamos e a qualificação dos serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, considera a presidente da FUABC, Dra. Regina Maura Zetone Grespan.

MANDAQUI

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui funciona como hospital geral e de ensino em nível terciário, sendo referência da Zona Norte de São Paulo para pacientes politraumatizados. Considerado um dos maiores hospitais gerais da região, foi fundado em 1938 e funcionou inicialmente em três pavilhões com capacidade de 100 leitos destinados a adultos. Posteriormente, ganhou novos pavilhões e conta hoje com cerca de 450 leitos.

Hospital Geral Jesus Teixeira da Costa, em Guaianases. Foto: Reprodução Google Street View

GUAIANASES

O Hospital Geral Jesus Teixeira da Costa, em Guaianases, tem por finalidade a prestação de assistência médico-hospitalar em regimes de emergência e internação nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Ginecológica e Obstétrica, Clínica Pediátrica e Terapia Intensiva, visando à promoção da saúde, ao tratamento e à reabilitação da população paulista.

Popularmente conhecida como Hospital de Guaianases, a unidade está localizada na Zona Leste da Capital. A FUABC foi vencedora de dois chamamentos públicos do Governo do Estado e estará responsável pelo gerenciamento do Pronto-Socorro Adulto e também por 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adulto.

FERRAZ DE VASCONCELOS

Além de Guaianases e do Mandaqui, a Fundação do ABC já havia sido declarada vencedora do chamamento público nº 002/2022, da Secretaria de Estado da Saúde, para gerenciamento do Serviço de Urgência e Emergência (PS Adulto) do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos “Dr. Osíris Florindo Coelho”. Trata-se do único hospital de “porta aberta” da região para atendimento adulto, situado entre cidades que não contam com Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A publicação do resultado ocorreu em 19 de março no Diário Oficial do Estado e o início dos trabalhos está previsto para abril, em contrato firmado por 12 meses e prorrogável por até 5 anos.

O Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos é referência secundária e terciária para a população do Alto Tietê. Alcança os municípios de Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano, além de alguns bairros do extremo da Zona Leste, entre os quais Itaim Paulista, Guaianazes e São Miguel Paulista, perfazendo a abrangência de 1,6 milhão de habitantes. O Pronto-Socorro Adulto responde por aproximadamente 14 mil atendimentos mensais em livre demanda nas especialidades médicas de Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia.