Governo do Estado e FUABC reforçam combate à Covid-19 com Hospital de Campanha no AME Sorocaba

Publicado em: 09/04/2021

Primeiro paciente internado deu entrada na noite de 8 de abril, via Central de Regulação Estadual

 

Ao todo são 10 leitos, sendo 8 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 2 de enfermaria, cujas vagas são reguladas pela CROSS

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba recebeu na noite de 8 de abril o primeiro paciente do Hospital de Campanha montado na unidade. O equipamento Estadual é gerido pela Fundação do ABC desde novembro de 2020 e foi selecionado pelo Governo do Estado para reforçar a rede de atenção destinada à internação de pessoas com a Covid-19. Ao todo são 10 leitos, sendo 8 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 2 de enfermaria, cujas vagas são reguladas pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).

Os atendimentos ambulatoriais foram mantidos no AME Sorocaba, que passou a contar com estrutura completamente apartada para a assistência aos casos de Covid-19. “A vocação inicial do AME continua. Nosso ambulatório segue funcionando normalmente. Contudo, criamos um sistema híbrido na unidade, inclusive com entradas diferentes para os pacientes do ambulatório e os casos de internação pelo novo coronavírus. Internamente, os fluxos também não se cruzam, o que garante maior segurança a todos, especialmente aos pacientes. Metade da população que utiliza os serviços do AME tem mais de 50 anos. Ou seja, é um público de risco e estamos tomando todos os cuidados necessários para que essa população siga com seus tratamentos sem riscos adicionais em função ao Hospital de Campanha”, garante o diretor-geral do AME Sorocaba, Marcos Paiva de Oliveira.

O primeiro paciente internado no Hospital de Campanha de Sorocaba está recebendo oxigênio da rede própria de gases do AME. Um tanque de oxigênio específico para o hospital está sendo instalado hoje (09/04) para suprir os 10 leitos de Covid-19, permitindo que a rede própria permaneça em stand by, como backup para qualquer tipo de eventualidade.

Conforme planejamento de ocupação, os próximos pacientes serão encaminhados via CROSS ao longo de abril, mediante disponibilidade de insumos, equipamentos e medicamentos.

“Desde o início, entendemos a filosofia da Fundação do ABC e o desejo de fazer parte da solução nesta pandemia. Aceitamos esse desafio e todos os colaboradores se envolveram nos processos e se empenharam no projeto, que culminou na abertura do Hospital de Campanha. Nos últimos 30 dias, as equipes trabalharam incansavelmente para que tudo estivesse pronto e conseguíssemos contribuir com os novos leitos de Covid-19 para Sorocaba e região. É gratificante perceber que esse esforço coletivo será compensado através de vidas salvas”, acrescenta Marcos Paiva de Oliveira.

 

DOAÇÃO DO ROTARY CLUB

No mesmo dia da inauguração do Hospital de Campanha do AME Sorocaba, a unidade recebeu a visita de representantes do Rotary Club Sorocaba para a doações de máscaras faciais do tipo “face shield”. Ao todo foram doadas 200 peças do equipamento de proteção individual, que será utilizado pelas equipes assistências da unidade no atendimentos aos usuários.

Doação de face shields pelo Rotary Club Sorocaba