Grande ABC promove “Dia D” de vacinação contra poliomielite e sarampo

Publicado em: 17/08/2018

Ao todo, as 74 UBSs de Santo André, São Bernardo e São Caetano estarão abertas neste sábado (18/08) para imunização; campanha ocorre em todo País até 31 de agosto

 

Meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das 11,2 milhões de crianças de 1 a 4 anos

O Grande ABC se prepara para o “Dia D” da campanha de imunização contra poliomielite e sarampo. Nas três cidades, 74 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas neste sábado (18/08). Em Santo André, as 27 UBSs funcionarão das 8h às 17h para vacinar crianças de 1 a 4 anos de idade. A ação visa atender o público que não consegue acessar os equipamentos em dias úteis. Também haverá ponto extra para imunização no Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André, localizado na Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, 120, na Vila Guiomar, organizado em parceria com os clubes Rotary do município.

A campanha nacional de vacinação contra paralisia infantil e sarampo acontece até o dia 31 de  agosto. A meta é que 95% do público elegível seja vacinado. Os responsáveis pelos menores deverão procurar uma das 27 unidades da cidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munidos de documento com foto da criança e carteira de vacinação.

Em São Bernardo, as 34 UBSs do município irão ofertar as doses das vacinas também das 8h às 17h. Desde que a campanha foi lançada, dia 04/08, até o dia 14/08, 33% das crianças de zero a 4 anos foram imunizadas contra as doenças no município.  A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a cidade é de vacinar 95% da população, ou seja, cerca de 39 mil crianças.

Além das doses de sarampo e pólio, a caderneta de vacinação das crianças também será atualizada com as doses faltantes. Os adultos também podem participar da campanha. Pessoas com até 29 anos devem ter na caderneta duas doses contra o Sarampo. Já os adultos de 30 a 59 anos, devem tomar apenas uma dose.

A Prefeitura de São Caetano seguirá o mesmo padrão e abrirá as 13 UBSs da cidade, das 8h às 17h, para aplicação das vacinas e atendimento ao público. Dados atualizados dia 14/08 indicam que, no Brasil, 84% das crianças ainda não foram vacinadas. Em São Caetano, desde o início da atual campanha até 16/08, foram aplicadas 2.166 doses contra a poliomielite e 2.130 contra o sarampo, o que representa média de 37% do total.

CAMPANHA NACIONAL

A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das 11,2 milhões de crianças dessa faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

No mundo, há registros de casos de sarampo em alguns países da Europa e das Américas. Em 2018 (até maio), foram 81.635 casos confirmados, a maioria em países do Sudeste Asiático e Europa. Em relação à pólio, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), três países ainda são considerados endêmicos: Paquistão, Nigéria e Afeganistão. O Brasil está livre da poliomielite desde 1990.