Gustavo Borges abre maior congresso médico-universitário do país na 2ª feira

Publicado em: 09/08/2013

Abertura do 38º Comuabc reunirá autoridades regionais na Faculdade de Medicina do ABC e terá sessão de autógrafos com Dr. Auro del Giglio.

Alunos da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC organizam de 12 a 17 de agosto a 38ª edição do Comuabc – Congresso Médico Universitário do ABC, considerado o maior do gênero no país. O evento tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação. Nesses 38 anos, recebeu mais de 20 mil participantes e profissionais da saúde como palestrantes ou membros de comissões julgadoras. A solenidade de abertura dia 12 reunirá autoridades regionais a partir das 19h em coquetel no Anfiteatro David Uip, no prédio CEPES do campus universitário. A ocasião será marcada pela palestra “Atitude de Campeão”, com Gustavo Borges – um dos maiores nomes da natação mundial, com quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas.

A noite de abertura também contará com sessão de autógrafos do Dr. Auro del Giglio pelo livro recém-lançado “Sofrimento como Síntese”. Professor titular de Oncologia e Hematologia da FMABC, o autor apresenta sistemática para abordagem humanizada do paciente pelo médico, reforçando a importância do aconselhamento e do uso do efeito placebo da relação médico-paciente em benefício do próprio doente.

A edição 2013 do Comuabc terá como “Professor Homenageado” Dr. Auro del Giglio e como “Presidente de Honra” Dr. David Everson Uip, professor titular da disciplina de Medicina de Urgência. “O Comuabc é um marco em nossa faculdade e por mais de 35 anos faz parte da história de conquistas e avanços da instituição. Sabemos da responsabilidade em conduzir um evento tão grande e de tamanha importância, mas temos certeza de que conseguiremos reproduzir o padrão de qualidade que se tornou marca do congresso ao longo dos anos”, garante a presidente do 38º Congresso Médico Universitário do ABC, Mayra Boldrini Silva.

Programação científica

Todas as atividades ao longo da semana terão lugar no próprio campus universitário. Serão 12 palestras com convidados de renome na área de saúde, como o cardiologista Dr. Carlos Alberto Pastore, que se formou na primeira turma de Medicina da FMABC e atualmente é livre-docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor de Serviços Médicos junto à diretoria executiva do INCOR (Instituto do Coração do HC-FMUSP). Neste agosto, Pastore viajará à Escócia para o 40º Congresso Internacional de Eletrocardiologia, quando tomará posse e se tornará o primeiro presidente latino-americano da International Society of Electrocardiology.

Além das palestras, o 38º Comuabc contará os painéis de Cirurgia Cardíaca e de Reprodução Humana, além de 9 cursos práticos e de imersão em diversas áreas, entre as quais videolaparoscopia, dermatologia, e obstetrícia.

Tradição acadêmica

O Comuabc já recebeu profissionais de renome na área da saúde como Albert Sabin, Ivo Pitanguy, Adib Jatene, Enéas Carneiro e Geraldo Alckmin. Para 2013 são aguardados cerca de 700 congressistas e apresentação de mais de 100 trabalhos acadêmicos.

O final da programação científica do 38º Congresso Médico Universitário do ABC será na sexta-feira (16) e a festa de encerramento ocorrerá sábado, no Esporte Clube Sírio (Av. Indianópolis, 1.192 – São Paulo). Com início às 22h, a confraternização contará com jantar, premiação dos melhores trabalhos e divulgação do presidente do evento para o próximo ano.

A Faculdade de Medicina da Fundação do ABC está localizada na Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André (SP). Mais informações e a programação completa no site www.comuabc.com.br.