Harvard inscreve para 4ª turma de pesquisa clínica na Medicina ABC

Publicado em: 12/01/2015

Considerada uma das mais conceituadas instituições de ensino e pesquisa do mundo, a Harvard Medical School está com inscrições abertas para a 4ª edição do “Curso de Pesquisa Clínica”, cujas aulas ocorrem em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC (CEPHO-FMABC).

O Curso de Pesquisa Cínica da Harvard tem duração de 9 meses, com encontros semanais no anfiteatro do CEPHO, no próprio campus da FMABC em Santo André. As aulas estarão a cargo de professores norte-americanos e serão ao vivo via videoconferência. A equipe do CEPHO coordenará dinâmicas de grupo e demais atividades que necessitem de interação entre os alunos, inclusive com participação de grupos de outras partes do mundo. “O objetivo é capacitar profissionais ao desenvolvimento de pesquisa clínica, tendo como bases a metodologia e a expertise de uma das mais renomadas instituições do mundo. Além disso, o certificado de conclusão do curso é emitido pela própria Harvard”, ressalta a supervisora de Pesquisa Clínica do CEPHO e aluna da primeira turma do curso de Pesquisa Clínica da Harvard na FMABC, Andressa Sayuri Tamashiro.

Podem se inscrever professores, pesquisadores e demais interessados em realizar pesquisa clínica. As aulas serão sempre às quintas-feiras, das 17h às 20h. Toda a seleção, análises de currículo e dos requisitos mínimos necessários serão feitas diretamente por equipe da Harvard Medical School.

Interessados podem obter mais informações no CEPHO pelo telefone (11) 4436-2094 ou ainda pelos e-mails pamela.nunes@cepho.org.br e karen.paiva@cepho.org.br. As inscrições vão até 31 de janeiro.

Tradição e segurança

O Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia da FMABC funciona desde 2000 e conta hoje com dezenas de pesquisas em andamento nas áreas de câncer de mama, pulmão, cólon, próstata, esôfago e estômago, além de leucemias e linfomas, entre outras. Pelo menos 90% dos protocolos são multicêntricos, ou seja, realizados simultaneamente em centros de pesquisa de diversas partes do mundo.

Antes de iniciar qualquer pesquisa, o CEPHO submete o protocolo ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. Quando aceito, toda a documentação é encaminhada para análise e aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), em Brasília. Somente após parecer positivo da CONEP a triagem de pacientes é autorizada, garantindo seriedade e confiabilidade aos estudos.