Hebiatria da FMABC debate redes sociais com jovens

Publicado em: 23/01/2013

Saber usar as vantagens das redes sociais e estar alerta para seus perigos foram tema de discussões terça-feira (22 de janeiro) durante “sessão pipoca” no Centro de Referência Adolescente-Cidadão da Faculdade de Medicina do ABC. O encontro gratuito e aberto a jovens entre 14 e 19 anos iniciou com exibição do filme Confi@r, seguido de bate-papo com a educadora Andrea De Angelis, da IP Soluções.

A sessão foi idealizada para os jovens pacientes que frequentam o Instituto de Hebiatria da FMABC, mas a abrangência do tema levou a direção a abrir o evento a todos os interessados. “A rede social é muito boa para troca de informações e amizades, mas deve ser usada com cautela, pois não há controle de quem a acessa” – alertou a assistente social Janete Figueiredo. “Por mais que os jovens sejam antenados, ainda têm certa inocência. Devemos instruir para que conversem somente com amigos” – reforçou Andrea De Angelis.

O vídeo Confi@r fala de uma adolescente que se envolve online com um garoto de 16 anos. No primeiro encontro “real”, descobre que ele tem mais de 30.

O serviço de hebiatria na Medicina ABC completou 25 anos em setembro último somando quase 40 mil atendimentos nesse período. O Centro de Referência Adolescente Cidadão-Esperança da FMABC ganhou sede própria em 2011 para, além de assistência médica, fornecer atendimento integral à faixa etária dos 10 aos 19 anos da população. Os jovens também participam de oficinas culturais e de empreendedorismo, como aulas de informática, nutrição e reciclagem de papel. A IP tem parceria com o Centro de Referência ministrando aulas de computação.