Hebiatria da MedABC é destaque no 15º Congresso de Adolescência

Publicado em: 19/06/2019

Visita in loco ao campus universitário e lançamento de livro integraram a programação do evento

 

Docentes e alunos da disciplina de Hebiatria da FMABC

A disciplina de Hebiatria do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC esteve entre os destaques da 15ª edição do Congresso Brasileiro de Adolescência, com participação ativa nas atividades científicas, lançamento de livro e como sede do módulo “Da Teoria ao Campo de Prática”. Com mais de 450 inscritos, o evento realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), ocorreu na Capital paulista entre os dias 23 e 25 de maio, com objetivo de discutir os principais assuntos relacionados à Medicina do Adolescente.

Tendo em vista a importância de aliar a teoria à prática, a Comissão Organizadora promoveu ação inédita dias 22 e 23 – a atividade “Da Teoria ao Campo de Prática”. A partir da iniciativa, os pediatras puderam conhecer alguns dos serviços de referência na Atenção Integral à Saúde do Adolescente. Entre os serviços de ponta selecionados para receber os congressistas esteve o Centro de Referência Adolescente Cidadão Esperança, braço assistencial da disciplina de Hebiatria da FMABC.

“Realizamos diversas oficinas práticas ao longo do dia 23, com objetivo de apresentar em detalhes o trabalho desenvolvido pela Hebiatria da Medicina ABC e a importância da atuação multiprofissional para o atendimento integral aos adolescentes”, descreve a professora titular de Hebiatria da Faculdade de Medicina do ABC, Dra. Lígia de Fátima Nóbrega Reato.

Lançamento do livro “Manual de Adolescência”, coordenado pela Dra. Lígia de Fátima Nóbrega Reato e Dra. Alda Elizabeth Boehler Iglesias

NOVO LIVRO

Durante o Congresso também houve o lançamento do livro “Manual de Adolescência”, coordenado pela Dra. Lígia de Fátima Nóbrega Reato e pela Dra. Alda Elizabeth Boehler Iglesias, que preside o Departamento de Adolescência da SBP. Com 448 páginas, a obra foi publicada pela Editora Manole.

Destinado a pediatras, estudantes, residentes e profissionais que atuam na área de Adolescência, o livro aborda temas distintos de forma prática e atualizada. O conteúdo foi todo elaborado com base nas recomendações do Currículo Pediátrico do Consórcio Global de Educação Pediátrica (GPEC, sigla em inglês) e engloba diversos assuntos, divididos em sete seções: Aspectos Gerais e Puericultura na Adolescência; Alimentação, Nutrição e Atividade Física; Aspectos Comportamentais e Saúde Mental; Saúde Sexual e Reprodutiva; Problemas Clínicos Frequentes; Situações de Risco; e Situações Especiais.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Dias antes do Congresso Brasileiro de Adolescência, a disciplina de Hebiatria, em parceria com o DAP – Departamento de Assistência e Previdência (órgão que compõe o Diretório Acadêmico da FMABC), organizou ação em benefício a adolescentes grávidas atendidas no Ambulatório de Pré-Natal Multidisciplinar para Adolescentes. Realizada em 18 de maio, a iniciativa contou com oficinas práticas para orientação sobre os cuidados com os recém-nascidos, vínculo mamãe-bebê, aleitamento materno, planejamento familiar, entre outros temas.

O DAP também entregou 15 enxovais às futuras mamães com idade entre 12 e 17 anos acompanhadas na FMABC. Com o sucesso da primeira edição, estuda-se incorporar a atividade ao calendário anual do Departamento de Assistência e Previdência, como evento oficial relacionado ao mês em que se comemora o Dia das Mães.