HMU de São Bernardo conquista certificação ONA 3 por excelência no atendimento

Publicado em: 24/02/2022

Equipamento é o 1º hospital-escola municipal do Brasil a ser contemplado com a acreditação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) pela adoção de boas práticas

 

Equipe técnica e gestores da rede pública de Saúde de SBC – Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

O empenho da Administração de São Bernardo em proporcionar saúde pública de qualidade foi mais uma vez reconhecido. Desta vez, pela conquista da certificação em nível de excelência ONA 3 (Organização Nacional de Acreditação), concedida ao Hospital Municipal Universitário (HMU) pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG). O equipamento é o 1º hospital-escola público do Brasil, municipal, a ser certificado pelas boas práticas de gestão, que incluem segurança do paciente e assistência hospitalar.

Para o prefeito Orlando Morando, o reconhecimento é fruto de muito trabalho e dedicação de todos os profissionais de saúde da rede municipal. “Sabemos o quanto nossa equipe está empenhada em salvar vidas e o tamanho da doação destes profissionais em combater a Covid-19. Receber esta acreditação em meio à pandemia a torna ainda mais especial”, comemorou.

Aplicado em âmbito nacional, o certificado ONA é um modelo de avaliação dos padrões internacionais definidos por essa organização, que foi criada em 1999, com o apoio da Organização Panamericana De Saúde (OPAS). Os indicadores analisados são: qualidade e segurança do paciente, gestão integrada e maturidade institucional.

Dr. Geraldo Reple, secretário de Saúde, ressaltou que este título engrandece o serviço público de Saúde de São Bernardo, composto atualmente por aproximadamente 10 mil colaboradores. “Saúde é prioridade no nosso município. Trabalhamos para oferecer o que existe de melhor em atendimento ao nosso paciente e o melhor ambiente de trabalho aos nossos funcionários. No caso do HMU, o desafio é ainda maior por ser um hospital-escola, onde recebemos muitos residentes que sairão formados especialistas pela nossa rede”.

ACREDITAÇÕES ANTERIORES

O equipamento, que se consolidou ao longo de 22 anos de existência como instituição de excelência na assistência materno-infantil na região, já recebeu a acreditação ONA em outras duas ocasiões: o ONA 1, em dezembro de 2016, e ONA 2, em novembro de 2020. Após a incorporação do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) como unidade ambulatorial de referência na Rede de Atenção Básica do município, com assistência do pré-natal de alto risco e especialidades ginecológicas, o equipamento se consolidou ainda mais como a maior referência da saúde da mulher não apenas em São Bernardo, mas em todo o Grande ABC.