HMU inaugura ‘Cantinho da Amamentação’

Publicado em: 04/09/2015

O Hospital Municipal Universitário (HMU), que integra a rede municipal de São Bernardo, inaugurou em 3 de agosto o Cantinho da Amamentação. O espaço é destinado às trabalhadoras do hospital que desejam alimentar seus filhos durante o expediente, e também pode ser usado por pacientes e acompanhantes que desejam amamentar em local reservado e com conforto.

O recanto, localizado na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, foi apresentado oficialmente durante a abertura da Semana Mundial da Amamentação no HMU, quando o hospital promoveu série de atividades para incentivar o aleitamento materno entre as colaboradoras e pacientes da unidade. Oficinas e rodas de conversa que tratam sobre os inúmeros benefícios da prática tanto para a mãe quanto para o recém-nascido estiveram na programação.

A secretária de Saúde de São Bernardo, Odete Gialdi, destacou a importância das ações de apoio às mulheres que querem continuar amamentando seus bebês. “Mulheres ainda são repreendidas e criticadas por amamentar em público. Não podemos deixar nunca de dizer o quanto o aleitamento materno é importante. Temos de nos mobilizar para garantir que todas as mães possam exercer esse direito. Amamentar é o gesto mais nobre que existe”, afirma.

Para a secretária, o Cantinho da Amamentação é simbólico e servirá de exemplo para que outros locais, públicos e privados, organizem espaços semelhantes. “O ambiente de trabalho deve acolher a mulher que amamenta e está retornando da licença maternidade, um período bastante delicado e de difícil adaptação para ela e para seu filho”, avalia.

A pediatra Maria José Mattar, consultora da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, esteve presente na abertura da semana e elogiou a iniciativa do HMU em apoiar a mãe trabalhadora. “É importante que a mulher seja informada desde o seu pré-natal sobre seus direitos. Muitas ainda desconhecem e acabam fazendo o desmame de seus filhos por falta de apoio da família e de seus empregadores. Essa situação vem se modificando graças a projetos como esse”, ressaltou.

A especialista esclarece que, de acordo com a CLT, durante a jornada de trabalho, a funcionária que é mãe tem direito a dois descansos especiais, de meia hora cada um, para amamentar seu próprio filho, até que ele complete seis meses de idade. Como nem sempre o local de trabalho é próximo da residência ou da creche onde está o bebê, o ideal é que a mulher possa retirar o leite materno e armazená-lo nesses períodos. “Para isso, muitas empresas e órgãos públicos já instalaram salas de apoio, fundamentais para o sucesso do aleitamento. As crianças, sem dúvida, são as principais beneficiadas, já que continuam a receber um alimento completo, que as protege contra várias doenças”.

O HMU conta desde 1999 com a sala de apoio à amamentação, destinada às funcionárias que retomam suas atividades após a licença maternidade.  No local, elas podem retirar o próprio leite e armazená-lo em freezer durante o horário de trabalho para, ao final do expediente, levar o alimento coletado para o bebê. O espaço funciona dentro do Banco de Leite Humano (BHL).

Além da sala de apoio, o HMU concede licença maternidade de seis meses e auxílio-creche para as colaboradoras com filhos de até 6 anos. Esses três aspectos renderam ao hospital o certificado de excelência do programa “Estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta”. Concedido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria, o título reconhece o trabalho de entidades que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno entre as mulheres que trabalham na unidade.

FOCO NA ATENÇÃO BÁSICA

A Secretaria de Saúde de São Bernardo promove em agosto uma série de atividades em comemoração à Semana Mundial da Amamentação. Palestras, rodas de conversa e oficinas serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Hospital Municipal Universitário. O objetivo é incentivar o aleitamento materno e ressaltar os benefícios da prática para o bebê e para a mãe.

Na Atenção Básica, a programação comemorativa teve início dia 7, no auditório do Hospital de Clínicas Municipal, com oficina destinada às enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde. A ação foi ministrada com apoio da equipe multiprofissional do HMU, das apoiadoras das unidades e dos educadores sociais do projeto ‘De Bem com a Vida’.

Do dia 10 até o final do mês, as gestantes que têm atividades programadas dentro do Programa de Odontologia Materno-Infantil (PROMI) e nos grupos de discussão promovidos nas UBSs serão capacitadas para a realização de massagens em seus futuros bebês. Na ocasião, elas também receberão material educativo com mais detalhes sobre os procedimentos para a massagem.

Segundo a enfermeira Simone Sierra, chefe de Divisão das Unidades Básicas de Saúde, as técnicas de massagem permitirão o contato mais frequente das mães com o corpo dos bebês e facilitarão o estímulo ao aleitamento materno. “A massagem relaxa o bebê e a mãe também, porque os movimentos devem ser suaves. Isso aumenta o vínculo das mães com os recém-nascidos e as deixam mais tranquilas para oferecer o leite materno”.