Homenagens e emoção no Dia das Mães

Publicado em: 17/05/2013

Tanto no ABC como no Litoral, não faltaram homenagens e demonstrações de carinho neste mês de maio pelo Dia das Mães. Cada unidade da Fundação do ABC, com apoio de funcionários, voluntários, pacientes e usuários em geral, realizou sua própria festa, do seu próprio jeito. Confira nessa reportagem como foram algumas das comemorações no grupo FUABC.

Artesanato para mães internadas

Em Praia Grande, os voluntários do Grupo Feliz presentearam as mães da Maternidade, Pediatria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, entre outras unidades do Hospital Municipal Irmã Dulce, com “Severinas” – como são chamadas flores em forma de boneca feitas de retalhos de tecidos. A entrega na manhã de 10 de maio foi estendida à Psiquiatria e ao Centro de Patologia Obstétrica, onde são tratadas gestantes em gravidez de risco. Pacientes do Pronto-Socorro Central também foram homenageadas.

As bonecas criadas pelo voluntariado exigiram dedicação: “Só de bolinhas pequenas, fizemos mais de 1.300”, contabiliza o voluntário Joel Gerson Maia. Mas a mobilização compensou. “Em especial, neste Dia das Mães, nossa intenção foi despertar nas mães internadas o amor-próprio e o amor aos outros”, explica.

O Grupo Feliz é coordenado por Joel e pelo voluntário João Carlos da Rocha – mais conhecido como “seu Caio” –, tendo apoio técnico da assistente social Renata Carvalho, presidente da Comissão de Humanização, e da psicóloga Vanessa Monteiro Bizzo.

Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo estão corte de cabelo e barba, empréstimo de revistas, ajuda na alimentação de acamados, carinho e atenção.

Maria José dos Santos Stein

Um momento repleto de emoção. Assim foi marcada a comemoração do Dia das Mães na manhã de 10 de maio no Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, de Santo André. A programação começou com apresentação de vídeo com fotos das colaboradoras do hospital acompanhadas dos filhos. Em seguida houve homenagem pelo aniversário de Maria José dos Santos Stein, funcionária de atuação marcante na saúde pública andreense que faleceu em 2005 e cujo aniversário este ano seria justamente no domingo, Dia das Mães. Familiares e amigos que trabalharam com Maria José Stein assistiram a vídeo que conta a trajetória de vida dessa guerreira, cuja principal bandeira foi a luta pela saúde pública. Além disso, sempre esteve ligada a movimentos feministas, em especial ao “Fé-minina” – Movimento das Mulheres de Santo André criado em 1992.

Em seguida, a Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André (AVSSA), acompanhada por um violinista, entregou uma toalha de banho e um casaquinho de lã para bebê a todas as mães internadas.

Segundo a superintendente do hospital, Dra. Rosa Maria Pinto de Aguiar, trata-se de data que não poderia passar em branco. “Como não homenagear essas batalhadoras, que se esforçam diariamente para garantir um futuro digno aos filhos? Desejo tudo de melhor para todas as mulheres e, em especial, às nossas colaboradoras e às mães que estão internadas ou mesmo acompanhando algum paciente”.

Importância da mulher na sociedade

Cerca de 300 colaboradoras do Hospital Estadual Mário Covas de Santo André participaram da programação do “Dias das Mães” em 10 de maio. O evento contou com a palestra “A evolução do papel da mulher na sociedade e suas consequências”, sob responsabilidade da Dra. Eliane Terezinha Rocha Mendes, Diretora Técnica do Hospital de Mulher. Alunos da Faculdade de Medicina do ABC participaram de ação no sábado, dia 11, com visitas e atividades com as mães internadas.

Coordenadas pela Comissão de Eventos do HEMC, as atividades começaram às 9h com apresentações do Coral do Hospital e de número de balé por aluna do curso de Fisioterapia da FMABC. Em seguida ocorreu a palestra e apresentação de vídeo com fotos de colaboradoras com seus filhos. Sorteio de brindes e café da manhã encerram as homenagens da manhã. À tarde, os voluntários da Capelania organizaram na ala de Pediatria, para mães e filhos, show de ilusionismo e a palestra “O valor da Mulher”.

Cerca de 60 alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC participaram no sábado de atividade acadêmica da disciplina de Comunicação, associada às ações desenvolvidas pelo Centro Integrado de Humanização (CIH). Os alunos visitaram as clínicas do HEMC levando carinho e conforto às mães internadas.