Hortência Marcari abre maior congresso médico-universitário do país

Publicado em: 15/08/2014

Alunos da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC organizam de 11 a 16 de agosto a 39ª edição do Comuabc – Congresso Médico Universitário do ABC, considerado o maior do gênero no país. O evento tem como objetivo complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação. Nesses 39 anos, recebeu mais de 20 mil participantes e profissionais da saúde como palestrantes ou membros de comissões julgadoras.

A solenidade de abertura dia 11 reuniu autoridades regionais e foi marcada pela palestra “Lições de uma Vida”, ministrada pela “Rainha do Basquete”, Hortência Marcari. Titular da Seleção Brasileira durante 20 anos, campeã mundial na Austrália em 1994 e medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, a ex-jogadora de basquete falou sobre sua trajetória de vida, os desafios da carreira e como venceu no esporte.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estiveram o secretário estadual de Saúde, Dr. David Everson Uip, o presidente da Fundação do ABC, Marco Antonio Santos Silva, o diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, o secretário de saúde e o secretário adjunto de Santo André, doutores Homero Nepomuceno Duarte e Jurandyr José Teixeira das Neves, entre outros.

“Participo do Comuabc desde a primeira edição apresentando trabalhos, como palestrante, jurado e membro de meses de debates. O congresso deixou de ser patrimônio somente dos alunos. Hoje é um patrimônio da instituição e, sem dúvida, o maior e melhor do país. O Comuabc é o pai e a mãe de nossa pós-graduação”, garantiu o diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires.

Quase todas as atividades ao longo da semana tiveram lugar no próprio campus universitário. Foram seis palestras com convidados de renome na área de saúde, paineis de Cirurgia do Aparelho Digestivo e de Saúde Reprodutiva, além de simulado de residência médica para alunos de 6º ano e cursos práticos em Videolaparoscopia, Hands On de Suturas, Emergências Pediátricas e Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia. Também foram programados o Simpósio de Atualização em Captação de Órgãos e Tecidos e duas mesas redondas: uma sobre Cirurgia Endovascular e Ultrassonografia Vascular e outra sobre Criminosos Sexuais.

A edição 2014 do Comuabc teve como “Professor Homenageado” Dr. Adilson Casemiro Pires, que é professor titular de Cirurgia Torácica e diretor geral da FMABC. Já o “Presidente de Honra” foi o Dr. David Everson Uip, professor titular da FMABC e atual Secretário de Estado da Saúde. “O Comuabc projeta a faculdade para além do ABC, pois é o maior evento da categoria no país, com muita força e grande prestígio acadêmico”, considera a presidente do 39º Congresso Médico Universitário do ABC, Natália Rebeque Modolo, que acrescenta: “Trata-se de oportunidade para que os alunos saiam da grade curricular tradicional e comecem a se familiarizar com a rotina da atualização científica e da participação em congressos. Além disso, os estudantes são estimulados a apresentar e a publicar trabalhos, assim como a conhecer normas de participação, prazos e outros detalhes que acompanham a produção científica”.

Responsável por trazer a palestra de abertura deste ano, o Presidente de Honra do congresso, Dr. David Everson Uip, deixou recado aos alunos. “Minha amizade com a Hortência data de quando ela ainda era atleta da categoria juvenil, jogando por São Caetano. Acompanho sua carreira desde então, como médico, amigo e torcedor. É a maior atleta feminina brasileira de todos os tempos. Esperamos que seu exemplo de garra, de vontade de vencer, seja seguido por nossos alunos, pois essa faculdade precisa de vocês”.

Outro destaque do Comuabc 2014 foi o “Bloco de Urgências Clínicas Cardiológicas”, que contou com treinamento prático em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Ao todo foram 90 bonecos para simulação de atendimentos de primeiros socorros com Suporte Básico de Vida (BLS). Também houve oficinas de eletrocardiograma e de arritmias cardíacas.

Tradição acadêmica

O Comuabc já recebeu profissionais de renome na área da saúde como Albert Sabin, Ivo Pitanguy, Adib Jatene, Enéas Carneiro e Geraldo Alckmin. Em 2014 foram cerca de 700 congressistas e apresentação de mais de 120 trabalhos acadêmicos.

O final da programação científica ocorreu na sexta-feira (15) e a festa de encerramento no sábado, na Mansão Hasbaya do Buffet Manaus, na Capital.