Hospital Albert Sabin conta com cirurgião de plantão 24 horas

Publicado em: 21/03/2014

Vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin de São Caetano tem cirurgião de plantão, preparado para executar procedimentos em pacientes e, consequentemente, elevar as chances de recuperação dos enfermos. Em esquema de plantão, cirurgiões se revezam na unidade todos os dias desde 17 de fevereiro. Anteriormente os profissionais estavam integralmente no local aos sábados e domingos. De segunda a sexta-feira, o expediente compreendia os períodos da manhã, tarde e parte da noite.

De acordo com o secretário de Saúde de São Caetano, Mario Chekin, a medida foi adotada com vistas a solucionar mais rapidamente os problemas dos usuários e aprimorar os serviços do hospital. “Agora a pessoa que necessita de uma cirurgia chega ao Albert Sabin, passa por toda a bateria de exames e já opera lá mesmo, a qualquer momento do dia e em qualquer dia da semana”.

“Com um cirurgião sempre presente no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, conseguimos oferecer agilidade aos procedimentos e melhorar a qualidade da Saúde na cidade”, avalia José Carlos Pinheiro Filho, coordenador do serviço de cirurgia do Complexo Hospitalar de São Caetano.

O Hospital Albert Sabin recebe pacientes da cidade e também moradores de outros municípios. Segundo estatísticas da Secretaria de Saúde, 48% das pessoas acolhidas na unidade são de fora da cidade.

 

Testes biométricos são regularizados

Os testes biométricos ultrassônicos oferecidos à população pela Secretaria de Saúde de São Caetano serão normalizados na cidade após regularização do aparelho que realiza os exames – necessários para fornecer o cálculo do grau da lente intraocular que será implantada na cirurgia de catarata. A expectativa do Governo Municipal é de promover esforço conjunto dos profissionais que atuam no setor de saúde oftalmológica sancaetanense para minimizar a espera pelo teste. Os munícipes serão alertados pelos funcionários municipais sobre as datas das avaliações.

“Este é o primeiro passo para encaminhar as cirurgias oftalmológicas”, destaca Mario Chekin, que anuncia outra novidade para a área. “No Hospital de Olhos Dr. Jaime Tavares, no Bairro Oswaldo Cruz, a Prefeitura irá inaugurar brevemente um centro cirúrgico, que terá duas unidades para realização das cirurgias”.

A coordenadora do Hospital de Olhos, Sandra Maria Canelas Beer, discorre sobre os benefícios que o novo centro cirúrgico de oftalmologia trará aos moradores. “A população terá mais comodidade para passar pelos procedimentos e conseguiremos controlar totalmente qualquer indício de contaminação”.