Hospital Anchieta amplia consultas e cria novo serviço em urologia

Publicado em: 11/09/2015

A Secretaria de Saúde de São Bernardo ampliou o atendimento em urologia realizado pelo ambulatório do Hospital Anchieta. A unidade passou a ofertar maior número de novas consultas, destinadas à identificação de casos que precisam dos cuidados da especialidade, e se prepara para inaugurar serviço inédito no município, para pacientes com problemas relacionados à sexualidade.

Atualmente o Hospital Anchieta realiza cerca de 700 atendimentos urológicos por mês. A maior parte é de pacientes que já estão em tratamento. Para diminuir a espera pelo primeiro atendimento, o hospital deu início a esforço concentrado periódico, que ocorrerá a cada trimestre com objetivo de identificar as necessidades dos usuários. Durante uma semana, o ambulatório de urologia atenderá exclusivamente os casos encaminhados pela rede de atenção básica.

“Teremos mais agilidade no cuidado da urologia. A cada esforço concentrado, serão 300 consultas novas a mais disponibilizadas à população. Com iniciativas assim, conseguimos identificar e priorizar os casos de acordo com cada situação específica. Hoje, zeramos a fila de espera por biópsia em suspeita de câncer de próstata, por exemplo”, explica o superintendente do Hospital Anchieta, Rafael Moraes.

Além do esforço concentrado periódico, o ambulatório de urologia aumentará de 160 para 220 o número mensal de novas consultas disponibilizadas, a partir de agosto. “Os casos mais comuns são os de cálculo renal, câncer de próstata e bexiga e fimose. Uma vez iniciado o tratamento, há pacientes que desenvolvem problemas de sexualidade, sobretudo quando passam por cirurgia. Por isso criamos um serviço específico para eles, que atende na subespecialidade da andrologia”, explica o coordenador da Urologia do Complexo Hospitalar de São Bernardo, Fábio José Nascimento.

AMBULATÓRIO DE ANDROLOGIA

O ambulatório de andrologia começou a atender em julho. O coordenador explica que o foco são os usuários com problemas de ereção, ejaculação precoce e queda das taxas do hormônio masculino. “Além das disfunções que são decorrentes de outros quadros urológicos, temos que considerar que os homens têm expectativa de vida cada vez maior. E isso implica em uma vida sexual ativa mais duradoura. Mas a perda da potência sexual pode acometer também os mais jovens, devido à ansiedade e estresse dos tempos modernos”, esclarece Nascimento.

Assim como nos casos da urologia geral, os atendimentos para a andrologia são feitos mediante encaminhamento do médico generalista das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O Hospital Anchieta também realiza os procedimentos cirúrgicos da especialidade, cerca de 90 por mês.