Hospital Anchieta consolida bom atendimento e avança obras para a Radioterapia

Publicado em: 24/10/2018

Prefeito e secretário de Saúde vistoriaram recentemente a execução dos serviços (Foto: Omar Matsumoto/PMSBC)

Máquinas, operários e engenheiros trabalhando a todo vapor. Este foi o cenário apresentado em 15 de outubro pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, no Hospital Anchieta. A unidade de saúde está em reforma para receber o primeiro equipamento de radioterapia pública do Grande ABC.

A implementação do novo aparelho foi obtida pela Prefeitura graças a um investimento, junto ao Governo Federal, de R$ 10 milhões para a compra e instalação de toda a estrutura. Além disso, a cidade terá uma economia de R$ 3 milhões ao ano. Quando o serviço for inaugurado, o município será referência no tratamento de oncologia.

Mesmo com as obras, que ocorrem no interior do complexo, o atendimento segue normalmente. Em setembro, foram registrados 2.018 atendimentos em diversas especialidades, como endocrinologia, fonoaudiologia, aplicação de quimioterapia, consultas médicas, entre outros.

“Estamos trazendo um novo serviço para a nossa cidade e, mesmo assim, permanecemos atendendo aos pacientes. Isso demonstra o respeito e a determinação desta Administração em melhorar a saúde pública. Não estamos medindo esforços, queremos oferecer à população de São Bernardo um serviço cada vez melhor e apropriado”, disse o prefeito Orlando Morando.

Quando o serviço for inaugurado, município será referência no tratamento de oncologia (Foto: Omar Matsumoto/PMSBC)

A vistoria foi acompanhada pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, pela diretora do Anchieta, Dra. Agnes Ferrari, e pelo coordenador geral da Unidade de Gestão e Projeto (UGP), Luiz Beber.

“Onde estão as máquinas, será construída uma estrutura de concreto. Um bunker será montado, para proteger o equipamento e a população de toda a radiação. Aos poucos, estamos vendo o nosso sonho se transformar em realidade. O Hospital Anchieta sempre foi reconhecido pelo tratamento humanizado, agora terá ainda mais destaque na luta contra o câncer”, explicou Dr. Geraldo.

MODERNIZAÇÃO

Em paralelo às obras da radioterapia, a Prefeitura também está realizando no prédio uma reforma para modernização do serviço. A construção do Hospital Anchieta foi realizada na década de 1940. Com a implantação do novo setor, o equipamento necessita estar dentro dos padrões atuais de qualidade e segurança determinados pelo Ministério da Saúde.