Hospital Bertioga organiza Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente

Publicado em: 18/06/2014

Convívio social, bem-estar e ações seguras foram os principais temas abordados na 4º Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente do Hospital Bertioga – FUABC, que contou com palestras, treinamento e com o tradicional café da manhã – prestigiado pelo secretário municipal de Saúde, Manoel Prieto Alavarez. A abertura da SIPAT-MA, em 2 de junho, esteve sob responsabilidade do técnico de segurança do trabalho e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Jairo Giudice, que apresentou números de acidentes e afastamentos entre os colaboradores durante o ano.

A primeira palestra teve como tema as redes sociais. O palestrante Juliano Giudice Mota apresentou aos colaboradores os principais cuidados ao criar perfis em rede sociais, como preservação de dados pessoais e não fornecer localização em aplicativos de GPS. Na vida profissional, alguns cuidados também devem ser observados, como sigilo de informações confidenciais, fotos e assuntos tratados em reuniões de trabalho. “As empresas devem possuir um código de conduta e orientar seus funcionários”, afirmou Juliano.

Orientações e uma simulação de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 também foram temas de atividade. A equipe do SAMU apresentou as situações pelas quais o serviço deve ser acionado, assim como o funcionamento do atendimento telefônico 192 e as informações necessárias para que a central libere a saída da ambulância.

Outra ação de destaque realizada na SIPAT-MA envolveu os colaboradores em check-up de saúde com direito a aferição da pressão arterial, cálculos do Índice de Massa Corporal (IMC) e da Relação Cintura-Quadril (RCQ), além de orientações com a nutricionista Elaine Raimundo. Durante Oficina de Nutrição e Alimentação Saudável, os participantes puderam conhecer a quantidade e a qualidade das vitaminas em diversos alimentos.

“Planejamento financeiro: melhorando seu orçamento e a saúde do seu bolso” foi tema de palestra ministrada pelo administrador Alessandro Maia Simões, que abordou de forma simples e direta como manter o controle de gastos, organizar e planejar novos investimentos.

O encerramento da 4ª SIPAT-MA do Hospital Bertioga contou com participação do psicanalista Ulisses D´Angelo em palestra motivacional. O especialista abordou questões relacionadas à valorização pessoal e profissional, o quanto os profissionais estão cuidando da própria saúde, as relações familiares, afinidades profissionais e amizades.