Hospital Central de Osasco empossa primeira ‘Comissão Interna de Prevenção de Acidentes’

Publicado em: 23/10/2015

388_cipa_hmcoTomou posse em 13 de outubro a primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Municipal Central de Osasco Antonio Giglio. Os 22 membros – 11 eleitos pelos funcionários e 11 indicados pela Diretoria da unidade – passaram por treinamento entre os 5 e 9 de outubro, quando foram capacitados em temas como “Mapa de risco”, “Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)”, “Tipos de classificação de riscos de trabalho”, “Brigada de incêndio” e “Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis”. Os novos cipeiros também assistiram aula sobre segurança do trabalho, a fim de entenderem o papel que devem desempenhar na instituição.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo ser a ferramenta mais importante dos trabalhadores para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam a saúde e segurança do colaborador.

A eleição da primeira CIPA do HMCO ocorreu dias 21 e 22 de setembro e contou com votação expressiva de 458 funcionários. Os membros titulares indicados pelo empregador são André Xavier Simões, Maria Noele de Lima Nono, Severina Maria Bento de Souza, Andrea Cristina Marcandalli, Marcel Lima e Silvio Antonio Bordignon Filho. Os suplentes são Carlos Augusto Castilho Silva, João Eduardo Kobol Machado, Selma Alves Costa de Abreu, Valéria Lima Borges e Elaine Cristina Tomaz Carvalho. Já os membros titulares eleitos pelos funcionários são Luiz Fabiano Araújo, José Bezerra Maciel, Paulo Henrique Canedo, Angélica Nascimento, Gildete Magda Lopes e Luciana Cantelli, enquanto os suplentes são Aline Piassa de Oliveira, Jorge Guilherme Salomão, Jordânia de Souza Aguiar, Juarez Andrade Costa Santos e Daniel Caraça Cubos.