Hospital da Mulher celebra a vida em evento de confraternização

Publicado em: 07/01/2022

Foto: PMSA/Angelo Baima

Dia 16 de dezembro o Hospital da Mulher, em Santo André, realizou uma festa de confraternização para os funcionários da unidade. O evento seguiu todos os protocolos sanitários de saúde e contou com a participação especial da pequena Ester, primeira bebê nascida no hospital em 2021, acompanhada da mãe Eloá Hiraoka.

A diretora-geral do hospital, Rosana Pereira Madeira Grasso, participou do evento e falou sobre o balanço de 2021. “Foi um ano de grandes desafios para todos nós. Apesar de ter sido um ano com um número maior de casos confirmados por Covid-19 e internações, felizmente tivemos poucos casos graves de pacientes com Covid-19 e já sabíamos como lidar melhor com a pandemia. A equipe teve que mostrar muita união e resiliência para enfrentar os desafios. Vários funcionários perderam familiares, amigos e tiveram que vir trabalhar para cuidar de outras pessoas. Esta situação não foi nada fácil e, com isto, tivemos que desenvolver várias estratégias para melhorar o emocional dos funcionários”, explicou.

A Banda HM, composta pela musicoterapeuta da unidade, Camila Turco; Fernando Rossi, do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME); Amauri Machado, do Departamento de Compras; e Pedro Luís Cassiano, do setor de Tecnologia de Informação, animou os profissionais ao som das músicas “Dias Melhores”, da banda Jota Quest, “Anunciação”, do cantor Alceu Valença, e “Pescador de Ilusões”, da banda O Rappa.

“Se não fosse o espírito de solidariedade, não teríamos um resultado tão positivo no combate à pandemia. Resultado disso é que não houve nenhum óbito por Covid-19. Por ser uma maternidade, aqui é um hospital que traz vidas ao mundo, com um corpo técnico muito competente. Trazer hoje o primeiro bebê que nasceu em 2021 faz com que os profissionais vejam o resultado do trabalho deles”, completou a diretora-geral.

O evento também contou com a exposição de cartazes natalinos criados pelos funcionários e a premiação dos cinco melhores trabalhos. Ao longo do ano várias iniciativas foram implantadas para valorizar e reconhecer o trabalho realizado pelos profissionais do hospital. “Em 2021 o Hospital da Mulher implantou uma Comissão do Bem-Estar do Funcionário e, em grupo, começamos a pensar no que fazer. Reativamos a banda musical, a Hora Zen, realizada uma vez por semana, e implantamos a premiação do funcionário do ano. O critério adotado para eleger o funcionário do ano é a avaliação e elogios feitos pelos pacientes na Ouvidoria”, concluiu Grasso.

Com lágrimas e sorriso nos olhos, Maria das Dores Aguiar recebeu o prêmio de melhor funcionária do ano. “Não estava esperando receber essa homenagem. Trabalho aqui há 13 anos e nunca houve um momento como esse. É muito gratificante. O profissional precisa ser reconhecido e quando ele é reconhecido, principalmente pelos pacientes, é ainda mais importante”.