Hospital da Mulher comemora 14 anos com mais de 58 mil partos realizados

Publicado em: 19/08/2022

Unidade oferece assistência nas áreas de obstetrícia e ginecologia, nos períodos de pré-parto, parto, pós-parto imediato e pós-operatório

 

Foto: Helber Aggio/PSA

O Hospital da Mulher de Santo André celebrou 14 anos de atendimento qualificado e humanizado dia 16 de agosto. É considerado o maior centro de referência em saúde da mulher da região, com equipamentos modernos e profissionais especializados.

Ao longo de sua trajetória, mais de 58 mil partos foram realizados. O hospital se tornou referência graças ao atendimento humanizado oferecido desde a recepção até as consultas médicas, exames diagnósticos e o momento do parto.

“Gostaria de agradecer a todos pela dedicação e empenho. Os profissionais são heróis e fizeram parte dessa guerra que vivemos e, graças a Deus, Santo André conseguiu cuidar da nossa gente e vencer a pandemia. Aqueles que atuaram na linha de frente da saúde foram fundamentais. O hospital é referência na linha de cuidado da mulher e foi uma inovação na cidade para esse tipo de atendimento com boas perspectivas de futuro. Nos próximos anos pretendemos reconfigurar o hospital para ampliar o atendimento e garantir uma linha de cuidado ainda mais especial”, disse o prefeito Paulo Serra.

A unidade oferece assistência total nas áreas de obstetrícia e ginecologia, nos períodos de pré-parto, parto, pós-parto imediato e pós-operatório. Promove a instalação conjunta para mãe e bebê, estimula e oferece condições para acompanhamento familiar e presta assistência integral e humanizada aos recém-nascidos.

“Ao longo desses 14 anos, o hospital foi se qualificando, potencializando e se tornando essa referência, não só no município ou na região, mas em nível nacional. Com frequência, recebemos pessoas de outras cidades e estados para conhecer o trabalho desenvolvido aqui. Sem contar na referência técnica que oferecemos para toda a nossa rede de saúde, com a UTI neonatal extremamente qualificada e o nosso pronto atendimento. Que essa equipe maravilhosa consiga construir sonhos maiores, e a gente consiga cuidar e ver nascer nossos andreenses aqui no Hospital da Mulher”, disse o superintendente da Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato.

Todos os exames necessários para o apoio ao parto e procedimentos obstétricos estão à disposição das usuárias. Em sua moderna estrutura, a unidade oferece diagnósticos realizados com métodos gráficos, patologia clínica, imagenologia, anatomia patológica e citopatologia, procedimentos cirúrgicos e videolaparoscópicos, reabilitação de pacientes internadas, desenvolvimento de atividades hemoterápicas e hematológicas, além de pronto atendimento no Banco de Leite Humano.

HUMANIZAÇÃO

No momento do parto são utilizadas diversas técnicas para que essa experiência seja ainda mais saudável e especial. Integrados a esse momento tão singular estão métodos de aromaterapia, cromoterapia, massagem e música relaxante para que a chegada dos bebês possa ser a ser mais especial, com humanização e acolhimento. Também são utilizados outros métodos não farmacológicos como banho terapêutico, massagem relaxante, balanço pélvico, bola de pilates, técnicas de agachamento e deambulação.

Além das ações rotineiras, o hospital promove frequentemente atividades especiais para homenagear as pacientes. Em comemoração ao Dia da Gestante, celebrado em 15 de agosto, o Hospital da Mulher promoveu uma iniciativa especial para homenagear todas as gestantes do local. Durante o período da manhã e da tarde, pacientes que estavam na internação, pronto atendimento, sala de espera, pré-natal de alto risco ou no ambulatório foram presenteadas com as naninhas do riso.

SELOS

O Hospital da Mulher foi aprovado em todos os quesitos pelo Ministério da Saúde com o certificado Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). O IHAC é uma ação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para reduzir a mortalidade infantil e o desmame precoce no Brasil. A concessão deste certificado premia hospitais que incentivam o aleitamento materno. Em 2015, foi o único equipamento em todo Estado de São Paulo que recebeu o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher.