Hospital da Mulher comemora Semana do Aleitamento Materno

Publicado em: 02/08/2013

Para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Hospital da Mulher de Santo André promove nesta sexta-feira (2 de agosto), a partir das 14h, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde, encontro para discutir a “Importância do Aleitamento Materno” – iniciativa que visa incentivar e conscientizar sobre os benefícios da prática. A programação será diversificada, com intuito de atrair mães, gestantes, pacientes e colaboradores.

Entre os objetivos centrais do evento está a divulgação do aleitamento materno exclusivo nos 6 primeiros meses de vida do bebê. “É muito importante que os funcionários estejam informados sobre o assunto. Dessa forma, poderão orientar não apenas usuários, mas passar conhecimentos para familiares e amigos”, acrescenta Dra. Sueli Aparecida Bispo de Souza, coordenadora médica da UTI Neonatal.

A Superintendente do Hospital da Mulher, Dra. Rosa Maria Pinto Aguiar, explica que o hospital concentra as ações nos “Dez Passos para o Incentivo ao Aleitamento Materno”, tendo entre os compromissos o início da amamentação do bebê na primeira hora após o nascimento.

Além disso, durante todo o mês, o hospital comemora o agosto dourado, que tem como significado a amamentação como o padrão ouro da alimentação infantil.

Semana – A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1º a 7 de agosto. A cada ano é definido um tema a ser trabalhado na Semana, mas a data e o tema podem ser adaptados em cada País, a fim de que sejam obtidos mais e melhores resultados do evento.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

Outra ação de conscientização ocorreu em 1º de agosto, no calçadão da Rua Oliveira Lima, quando uma equipe do hospital orientou e entregou panfletos à comunidade em prol do aleitamento materno.