Hospital da Mulher conscientiza sobre hipertensão arterial

Publicado em: 25/04/2014

Em comemoração pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, organiza nesta sexta-feira (25 de abril) ações de orientação e informação durante todo o dia, além de aferição de pressão arterial direcionadas à população. O objetivo é a conscientização sobre a importância do acompanhamento médico e a redução do consumo de sal.

A pressão alta é um mal silencioso. A ausência de sintomas atrapalha o diagnóstico, que muitas vezes ocorre somente após alguma complicação de saúde. A melhor maneira de descobrir o problema é aferindo a pressão pelo menos uma vez ao ano. A hipertensão ocorre quando a pressão arterial está acima do limite considerado normal – ou seja, quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 milímetros de mercúrio, conhecidas popularmente como “12 por 8”.

“A ideia é divulgar para a população a necessidade de aferir a pressão arterial regularmente, aumentando a detecção precoce da doença e estimulando a prevenção e o controle. Também buscaremos incentivar a adoção de alimentação saudável, a prática de atividades físicas e, se necessário, o uso regular de medicamentos indicados pelo médico”, reforça a superintendente do Hospital da Mulher, Dra. Rosa Maria Pinto de Aguiar.

A fim de prevenir ou controlar a pressão arterial, especialistas indicam realização de exames de rotina e acompanhamento médico frequente. Entre as principais recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia estão:

1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

2. Pratique atividades físicas todos os dias.

3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e com mais frutas, verduras e legumes.

5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.

6. Abandone o cigarro.

7. Nunca pare o tratamento. É para a vida toda.

8. Siga as orientações de seu médico ou profissional da saúde.

9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, amigos e para o lazer.

10. Ame e seja amado.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é celebrado anualmente em 26 de abril, oficializado pela Lei Federal 10.439 de 30/04/2002.