Hospital da Mulher conscientiza sobre hipertensão arterial

Publicado em: 30/04/2015

Em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, organizou em 27 de abril ações de orientação e informação durante o dia, além da aferição da pressão arterial dos colaboradores. O objetivo foi promover a conscientização da importância do acompanhamento médico e da redução do consumo de sal.

A pressão alta ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). O limite considerado normal é quando a máxima está em 120 e a mínima em 80 mmHg – conhecido popularmente como “12 por 8”.

Os principais fatores de riscos são hereditariedade, sobrepeso, ingestão excessiva de sal, sedentarismo, estresse, consumo abusivo de álcool e cigarro.

A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada por meio de tratamento e acompanhamento médico. A melhor forma de evitar a doença é através da prevenção. Vale ressaltar que a pressão alta pode desencadear outras doenças crônicas graves, como AVC (Acidente Vascular Cerebral), ataque cardíaco, insuficiência renal, problemas na vista e diabetes, entre outras.

Por ser considerada doença silenciosa, a hipertensão não apresenta sintomas, o que contribui para o diagnóstico tardio. Portanto, a fim de prevenir ou controlar a pressão arterial, especialistas indicam realização de exames de rotina e acompanhamento médico frequente. Entre as principais recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia estão:

1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

2. Pratique atividades físicas todos os dias.

3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e com mais frutas, verduras e legumes.

5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.

6. Abandone o cigarro.

7. Nunca pare o tratamento. É para a vida toda.

8. Siga as orientações de seu médico ou profissional da saúde.

9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, amigos e para o lazer.

10. Ame e seja amado.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é celebrado anualmente em 26 de abril, oficializado pela Lei Federal 10.439 de 30/04/2002.