Hospital da Mulher de Santo André ilumina fachada durante ‘Agosto Dourado’

Publicado em: 02/08/2017

Em comemoração pela Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e pelo Mês do Aleitamento Materno, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, em Santo André, iluminou sua fachada com a cor da campanha nacional “Agosto Dourado”, cujo objetivo é conscientizar a população sobre os benefícios do aleitamento materno. Além disso, a unidade lançou concurso interno para incentivar os funcionários a expressar em cartazes a importância do trabalho em equipe em favor da amamentação. Os projetos devem ter como base a mesma temática escolhida para a SMAM 2017: “Trabalhar em conjunto para o bem comum”.

Os cartazes serão elaborados por duplas de funcionários, em cartolina branca tamanho padrão. Os materiais utilizados podem ser os mais variados, conforme a criatividade dos participantes. Comissão julgadora elegerá os três melhores trabalhos, levando em consideração, principalmente, a adequação ao tema e a criatividade. O anúncio dos vencedores ocorrerá em 8 de agosto, às 15h, no anfiteatro do Hospital da Mulher de Santo André.

O Congresso Nacional sancionou este ano a lei nº13.435, de 12 de abril de 2017, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. Na mesma publicação oficial, ficou definida a “iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada”.

CELEBRAÇÃO GLOBAL

Considerada veículo para promoção da amamentação, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). É celebrada oficialmente de 1º a 7 de agosto. A cada ano é definido um tema central a ser trabalhado, mas tanto a data quanto a temática podem ser adaptadas à realidade do país, a fim de que sejam obtidos melhores resultados.

O Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial do Aleitamento Materno no Brasil desde 1999, respondendo pela adaptação do tema, elaboração e distribuição de materiais de divulgação. As ações contam com apoio de organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais amigos da criança, sociedades de classe e ONGs. Até 1998, a SMAM no Brasil era coordenada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), hoje parceira nas ações.