Hospital da Mulher de Santo André tem ‘Semana da Segurança e Saúde no Trabalho’

Publicado em: 24/10/2014

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, de Santo André, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), promove de 27 de outubro a 4 de novembro a segunda Semana de Conscientização da Segurança e Saúde no Trabalho, conforme Portaria 1748/2011 do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho com materiais perfurocortantes.

Segundo a técnica de enfermagem do trabalho do hospital, Priscila Galvão Fritsch, o curso servirá de guia para a correta utilização de materiais perfurocortantes com dispositivo de segurança e contará com participação de todos os colaboradores. “Todo profissional da saúde deve ser capacitado antes da adoção de qualquer medida de controle e de forma continuada, a fim de prevenir riscos e acidentes de trabalho. Por esse motivo, precisamos da participação de 100% de nossos colaboradores”, completa.

Já a superintendente da unidade, Dra. Rosa Maria Pinto de Aguiar, alerta para a necessidade de oferecer boa condição de trabalho ao colaborador, lembrando que todos são protagonistas. “Precisamos ouvir os funcionários, para entender o que realmente precisam. Buscamos estimular a união entre todos. Devemos estar ligados em nossos atos, condutas e nos cuidados com a segurança, a fim de evitar acidentes”, acrescenta.

SEGURANÇA

O dispositivo de segurança utilizado no Hospital da Mulher conta com tecnologia capaz de reduzir o risco de acidentes com perfurocortantes. Entre os materiais que possuem tal dispositivo estão seringas, escalpes, jelcos e autolancetas utilizadas para realizar teste glicêmico.