Hospital da Mulher e Emílio Ribas apresentam serviços em reunião de gestão da FUABC

Publicado em: 07/02/2023

Iniciativa busca fortalecer a troca de experiências e de boas práticas entre as diversas unidades de saúde gerenciadas pela Fundação do ABC

 

Dra. Maria Odila Gomes Douglas durante reunião técnica de gestão com os serviços de Atenção Hospitalar da FUABC

Dirigentes do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, de Santo André, e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista, do Guarujá, estiveram hoje (07/02) na sede da Fundação do ABC para apresentação institucional de suas unidades, que incluiu a chamada “Análise SWOT”, pela qual elencaram as forças, fraquezas, oportunidades e eventuais ameaças relacionadas aos equipamentos de saúde. As explanações ocorreram durante reunião técnica de gestão com os diversos serviços de Atenção Hospitalar da FUABC, cujo objetivo é fortalecer a troca de experiências exitosas, cases de sucesso e de boas práticas entre as unidades.

As reuniões técnicas de gestão tiveram início em outubro do ano passado e estão sob responsabilidade da vice-Presidência da FUABC e do Escritório de Projetos. São divididas em grupos temáticos e conforme o tipo de unidade e do serviço prestado. Além da Atenção Hospitalar, outros dois grupos que integram os trabalhos são: Atenção Básica, Urgência e Emergência; e Atenção Especializada, que inclui os seis Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) gerenciados pela FUABC, assim como o Polo de Atenção Intensiva (PAI) em Saúde Mental da Baixada Santista, localizado em Santos, e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema.

Hospital da Mulher de Santo André esteve representado pelo diretor técnico, Dr. José Kleber Kobol Machado

Dr. Gustavo Pasquarelli, diretor técnico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista, do Guarujá

“Muitas vezes, uma ideia simples funcionando em um determinado equipamento de saúde pode contribuir para a solução de problemas observados em outras unidades. O objetivo aqui não é comparar serviços, mas sim compartilhar vivências, desafios e as soluções que estão sendo aplicadas nas diversas unidades da FUABC”, explica a vice-presidente da Fundação do ABC, Dra. Maria Odila Gomes Douglas, que acrescenta: “Desde que iniciamos as reuniões técnicas de gestão, temos observado avanços importantes através dessa troca de experiências e também do apoio mútuo entre as unidades, que passam a se conhecer melhor e a enxergar pontos em que podem unir forças e otimizar processos”.

O Hospital da Mulher de Santo André esteve representado pelo diretor técnico Dr. José Kleber Kobol Machado, que também é professor titular de Neonatologia do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Já a explanação do Instituto de Infectologia Emílio Ribas do Guarujá esteve sob responsabilidade do Dr. Gustavo Vinicius Pasquarelli Queiroz, diretor técnico da unidade. Nas próximas reuniões, outras unidades serão convidadas a apresentar seus serviços e as respectivas análises “SWOT”.

 

A coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário FMABC, Profa. Simone Garcia Lopes

ENFERMAGEM NOTURNO

A reunião de gestão com as equipes da Atenção Hospitalar da FUABC também contou com participação da coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário FMABC, Profa. Simone Garcia Lopes, que apresentou aos dirigentes uma novidade deste ano para a graduação, que é o início de uma turma do curso de Enfermagem no período noturno. “A Enfermagem da FMABC já é bastante conhecida pela qualidade e pelo nível de formação dos profissionais. Depois de 23 anos com o curso somente na opção diurna, ampliamos esse horizonte e estamos iniciando agora uma turma também no período noturno, a fim de atender à demanda de profissionais que trabalham durante o dia e desejam cursar Enfermagem”, informou a coordenadora.

Os interessados podem obter mais informações no site https://vestibular.fmabc.br.