Hospital da Mulher, em Santo André, recebe novo mamógrafo

Publicado em: 10/10/2022

Durante os meses de outubro e novembro, Prefeitura vai dobrar a oferta de exames de mamografia

 

Foto: Alex Cavanha/PSA

O Hospital da Mulher, em Santo André, está ampliando a oferta de exames de mamografia do município com a instalação de um novo mamógrafo. Durante o mês de outubro, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, promove diversas atividades relacionadas à campanha de prevenção contra o câncer de mama.

Com a iniciativa, o adicional será de 2 mil mamografias realizadas no hospital. A ampliação se dará nos meses de outubro e novembro e o atendimento será direcionado para pacientes que estão aguardando em fila de espera e foram encaminhadas por meio da Regulação Municipal, além de uma cota de vagas para livre demanda.

“Mês importante para a saúde da mulher e para a prevenção do câncer de mama. Por isso, a utilização de um mamógrafo eficiente nos permite ampliar a oferta de exames e de procedimentos ginecológicos. Cuidado e proteção chegando às andreenses”, afirma o prefeito Paulo Serra.

Ainda dentro da programação do Outubro Rosa no município, haverá orientações de conscientização referentes à prevenção do câncer de mama e autoexame, sendo oferecido às pacientes avaliação das mamas e coleta de Papanicolau, em todas as unidades da rede de Atenção Básica.

O Centro Hospitalar Municipal (CHM) realizará orientações sobre autoexame e oferta de mamografias para funcionárias numa integração com o Hospital da Mulher, além de palestra sobre saúde da mulher a ser realizada dia 19 de outubro, no Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama. Na mesma data, o Hospital da Mulher promoverá evento alusivo ao tema.

“Nossos hospitais, CHM e Hospital da Mulher, passam hoje por um grande processo de qualificação dentro do programa Qualisaúde e nosso objetivo é garantir à população um cuidado humanizado. O novo mamógrafo é um avanço para o Hospital da Mulher e não será apenas uma ação em outubro. Esse trabalho vai se estender, cada vez mais próximo das mulheres nos cuidados com a saúde”, explica o superintendente da Atenção Hospitalar, Victor Chiavegato.

Durante o mês de outubro, o espelho d’água do Paço Municipal e o prédio do Executivo estarão iluminados de rosa.

A DOENÇA

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no País, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em 2021, de janeiro a setembro, cerca de 141 mulheres foram encaminhadas aos serviços de referência do Estado para tratamento. Em 2022, no mesmo período, houve 79 encaminhamentos e outras quatro estão aguardando agendamento para os meses de outubro e novembro. Alguns fatores como histórico familiar, mutações genéticas herdadas, sedentarismo e consumo excessivo de bebida alcoólica podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de mama.