Hospital da Mulher faz matriciamento em Ginecologia e Obstetrícia para redes de atenção à Saúde

Publicado em: 25/04/2019

Objetivo é melhorar atendimento à população e reciclar conhecimento de equipes de Saúde responsáveis por atendimentos às gestantes

 

Atividade foi comandada pelo médico obstetra da unidade, Dr. Flaviano Queiroz

O Hospital da Mulher de Santo André realizou na semana passada um matriciamento em Ginecologia e Obstetrícia para as unidades da rede de atenção à Saúde e Saúde da Família. Médicos obstetras, enfermeiros e profissionais que fazem atendimento às gestantes no hospital e nas UBSs participaram da palestra do obstetra da unidade, Dr. Flaviano Queiroz.

Neste dia, foram abordados temas como pré-natal de alto risco, atendimento a pacientes críticas, parto e assuntos ligados à área de ginecologia e obstetrícia.

O matriciamento, ou apoio matricial, visa produzir saúde em um processo de construção compartilhada, criando uma proposta de melhoria no atendimento às pacientes. O objetivo é reestruturar o fluxo do protocolo de encaminhamento de pré-natal de alto risco, que começará a ser alterado a partir do próximo mês. Protocolos que englobam outras doenças também farão parte dos encontros que acontecerão duas vezes por mês na unidade. “Esta é uma forma de reciclar conhecimento e compartilhar informações muito importantes quanto aos atendimentos. Com certeza os encontros ajudarão a rede e as pacientes a chegarem com mais informação e segurança ao hospital”, explicou o diretor técnico do Hospital da Mulher, Marcelo Mettruri.

Visando atender toda a rede, além das aulas e palestras, serão promovidas reuniões bimestrais para discussão de casos clínicos específicos de cada unidade. O Hospital da Mulher espera, ainda, expandir o trabalho para assuntos relacionados à gestante como o parto humanizado, a importância da IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança).

MATRICIAMENTO

A última reunião foi realizada dia 23 de abril no anfiteatro da unidade. As reuniões acontecerão duas vezes ao mês, trazendo discussões de casos, aulas e tira-dúvidas. Os temas abordados são ligados ao Programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.