Hospital da Mulher inicia coleta de óleo de cozinha

Publicado em: 04/10/2013

Parceria com a ONG Instituto Triângulo, ação socioeducativa busca preservar meio ambiente evitando o descarte de óleo na rede de esgoto

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, de Santo André, inicia neste outubro ação socioeducativa no combate ao descarte de óleo de cozinha na rede de esgoto. A unidade passou a contar com um ecoponto de coleta na recepção central, local por onde circulam cerca de 5 mil pessoas por semana entre pacientes, profissionais de saúde e moradores do entorno.

O início da coleta de óleo de cozinha foi viabilizado a partir de parceria com o Instituto Triângulo – ONG de Santo André que realiza campanha batizada Junte Óleo. A meta do hospital é proteger o meio ambiente a partir da conscientização e incentivo para o descarte correto do produto.

Para participar é fácil. Basta esperar o óleo esfriar na panela e despejar em uma garrafa PET com ajuda de um funil. Quando completar os 2 litros, basta levar até o ponto de coleta. Cada dois litros de óleo deixados no ecoponto serão trocadas por duas pedras de sabão ecológico. “Muitas vezes as pessoas despejam no vaso sanitário ou na pia o óleo utilizado em frituras. Isso ocorre por falta de conhecimento ou dificuldades para chegar até o posto de coleta mais próximo da residência”, explica a superintendente do Hospital da Mulher, Rosa Maria Pinto de Aguiar.

Apesar de simples, a medida traz diversos benefícios ao meio ambiente, tendo em vista que o óleo de cozinha dificulta o processo de tratamento de esgoto, compromete a fauna aquática, entope encanamentos e contribui para a proliferação de ratos e baratas. Além disso, gera aumento do uso de produtos químicos para limpeza de tubulações, dificulta a infiltração da água no solo e contribui para o aquecimento global devido à produção de gás metano durante a decomposição. Óleo e gordura usados estão entre os resíduos mais poluentes produzidos pelo ser humano. Apenas 1 litro pode contaminar até 1 milhão de litros de água.

Interessados em participar podem fazer a troca do óleo pelo sabão ecológico no próprio ecoponto do Hospital da Mulher de Santo André, na recepção central da unidade, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h. O endereço é Rua América do Sul, 285 – Parque Novo Oratório. Outras informações pelo telefone (11) 4478-5000. A retirada do óleo no ecoponto será feita pelo Instituto Triângulo, que estará responsável por transformar o material em pedras de sabão.