Hospital da Mulher oferece aulas de artesanato em Oficina de Reciclagem

Publicado em: 20/04/2017

 

Estimular a prevenção, o tratamento e a educação para hábitos saudáveis é um compromisso do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André. Para cumprir a meta, a instituição promove semanalmente a Oficina de Reciclagem – ação que tem como objetivo auxiliar na sensibilização sobre a importância de selecionar materiais recicláveis para a preservação do meio ambiente e que demonstra como é possível transformar em arte o que aparentemente é lixo.

Criada em 2011 pela FUABC, Oficina de Reciclagem passou a ocorrer nos hospitais gerenciados desde o ano passado

A Oficina de Reciclagem foi criada em 2011 na Fundação do ABC e até 2014 desenvolveu campanhas permanentes de arrecadação de papel, latas, garrafas PET, vidros, pilhas e baterias, entre outros itens. Sob comando da coordenadora Cristina Passaretti, 29 adolescentes em tratamento na Faculdade de Medicina do ABC tiveram aulas duas vezes por semana, aprendendo na prática a importância da sustentabilidade e reaproveitando materiais na confecção de agendas, porta-retratos, utensílios domésticos e de escritório. A partir de 2016, as oficinas passaram a ocorrer em alguns hospitais mantidos pela Fundação do ABC.

Segundo o médico Onésimo Duarte Ribeiro Junior, diretor geral do Hospital da Mulher, além de oferecer semanalmente opção de descontração aos pacientes internados, a ação tem o papel de aproximar a instituição dos usuários e dos colaboradores. “Acreditamos que as atividades refletem na qualidade do atendimento prestado, além da possibilidade de proporcionar uma melhora significativa no quadro geral das pacientes, possibilitando uma vivência hospitalar mais acolhedora, humanizada e menos traumatizante, fortalecendo vínculos entre paciente, família e a equipe do Hospital da Mulher”, considera.