Hospital da Mulher organiza palestra sobre aleitamento materno

Publicado em: 06/08/2021

Campanha Agosto Dourado reforça importância da amamentação até os dois anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida

 

Foto: Angelo Baima/PSA

Na manhã de 2 de agosto, o Hospital da Mulher de Santo André promoveu uma palestra que trouxe para debate os temas “Apoio ao aleitamento materno e o papel da família” e “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”.

A ação faz parte de iniciativa da Prefeitura de Santo André, que organizou uma programação especial para o Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, destacando sua importância principalmente nos primeiros anos de vida das crianças.

Na ocasião também houve apresentação de um vídeo institucional e o lançamento de um concurso de frases sobre “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, voltado aos profissionais que atuam no hospital.

“É motivo de orgulho e alegria compartilhar com a comunidade e os colaboradores toda dedicação e amor que a equipe do Banco de Leite coloca a serviço das nossas mãezinhas e bebês. O evento contou com participação multiprofissional”, disse a Dra. Maria Auxiliadora, diretora técnica do Hospital da Mulher.

As mães que estão internadas no hospital receberam, entre os dias 2 e 6 de agosto, das 11h às 15h, reforço sobre as habituais orientações e incentivo ao processo de amamentação da equipe do Banco de leite.

“Para nós do Hospital da Mulher, além da divulgação extramuros, é de grande importância a divulgação interna dos eventos da Semana Mundial de Aleitamento Materno, no sentido de reforçarmos ainda mais todo o trabalho da equipe em prol da amamentação e mostrar a tecnologia envolvida nos bastidores do Banco de Leite Humano. Afinal de contas, somos referência municipal e regional em parto humanizado e banco de leite, além de detentores do selo de qualidade Hospital Amigo da Criança, do Ministério da Saúde” completou Dra. Maria Auxiliadora.

COMPLETO

A amamentação é um ato de amor, carinho e proteção. O leite materno é o mais completo alimento para o desenvolvimento de uma criança e é capaz de reduzir em 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, por causas evitáveis, além de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

O leite materno contém todos os nutrientes necessários para que o bebê cresça saudável, sem que seja necessário qualquer outro tipo de alimentação antes dos seis meses de vida, ajudando no fortalecimento da imunidade, na diminuição dos riscos de alergias e no combate à anemia.

Ao longo do mês, outras ações serão realizadas na rede municipal de saúde. As equipes do Núcleo Ampliado da Saúde da Família realizarão oficinas e rodas de conversa sobre o aleitamento materno nas Unidades de Saúde Utinga, Sorocaba, Vila Guiomar, Vila Linda, Jardim Carla, Jardim Santo André e Parque Miami com os Agentes Comunitários de Saúde e as gestantes acompanhadas pelas unidades.

DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

O Hospital da Mulher possui atualmente 63 doadoras de leite humano. O primeiro semestre de 2021 somou total de 90 litros de leite pasteurizado. O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para doar, é preciso ligar no telefone (11) 4478-5048 ou 4478-5027. É realizado um cadastro e agendada uma visita à casa da doadora para o recolhimento do leite. A mãe receberá todas as orientações necessárias sobre extração e armazenagem.

CERTIFICADO

O Banco de Leite do Hospital da Mulher de Santo André possui o certificado na categoria ouro em excelência em bancos de leite humano, além de também possuir a Certificação de Credenciamento na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, reconhecendo que a unidade atende as necessidades do Ministério da Saúde em promover a saúde da mulher e da criança.