Hospital da Mulher promove palestra sobre Aids e IST’s

Publicado em: 01/03/2019

Com o tema “Carnaval sem Aids”, ação contou com a presença de usuários e colaboradores

 

Atualmente, cerca de 866 mil pessoas vivem com Aids no Brasil

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” abriu o anfiteatro da unidade dia 27 de fevereiro para uma palestra gratuita sobre a prevenção de Aids e IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Com o tema “Carnaval Sem Aids”, o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de se prevenir independentemente da ocasião.

Ministrado pelo palestrante do grupo Saber é Saúde, Fernando Lemos Barbosatambém educador físico, o bate-papo abordou a importância de se informar. “Hoje a maioria das pessoas busca informação sobre saúde pela internet por não achar importante gastar dinheiro com livros informativos e didáticos”, explicou. Por meio de palestra dinâmica, Barbosa abordou não só a necessidade de prevenção de doenças, como incentivou e alertou sobre a importância do uso de preservativos.

Atualmente, cerca de 866 mil pessoas vivem com Aids no Brasil. Dessas, 694 mil foram diagnosticadas, enquanto 172 mil não sabem que são soropositivas. Um em cada cinco novos casos de infecção ocorre entre homens de 15 a 24 anos. Dados do Ministério da Saúde apontam, ainda, que esses mesmos jovens são os que menos se tratam após o diagnóstico. Os números mostram que 44% dos 22 mil brasileiros diagnosticados com HIV nessa faixa etária não estão em tratamento antirretroviral.

O evento contou com a presença de usuários e colaboradores do hospital. Foram distribuídos camisinhas e informativos sobre prevenção das doenças.