Hospital da Mulher promove palestra sobre câncer de mama

Publicado em: 31/10/2014

O setor de mastologia do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, promoveu na última terça-feira (28) palestra sobre “Perspectivas do Tratamento do Câncer de Mama e Cirurgia Oncoplástica”. O evento gratuito teve lugar no auditório da instituição, destinado a colaboradores, usuárias dos serviços de saúde e população em geral.

Segundo tipo de câncer com maior incidência na população feminina mundial e brasileira – atrás apenas dos tumores de pele –, o câncer de mama foi responsável por mais de 13,2 mil mortes em 2011, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que estima para 2014 cerca de 57 mil novos casos da doença no país.

O diagnóstico precoce continua sendo o passo mais importante para a cura. “Fico honrado em poder passar essas informações para os nossos clientes e para os interessados. Esses multiplicadores é que fazem com que a doença seja cada vez mais debatida e que as mulheres se conscientizem sobre a própria saúde”, pontua o médico, Guerino Barbalaco Neto, responsável pelo setor de mastologia do Hospital da Mulher e quem ministrou a palestra.

OUTUBRO ROSA

Em comemoração ao movimento mundial “Outubro Rosa”, desde o início do mês o Hospital da Mulher de Santo André ilumina sua fachada com a cor da campanha. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990 durante a primeira “Corrida pela Cura”, em Nova York, que desde então promove a ação anualmente. Entretanto, somente em 1997 entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro dos trabalhos. Hoje o Outubro Rosa é realizado em diversos países pelo mundo. No Brasil, a primeira iniciativa nesse sentido ocorreu em 2002, com a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, na Capital, e daí em diante passou a ser repetido em vários cantos do país.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo.

O sintoma mais comum é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico.

Outros sinais que podem indicar o câncer de mama são:

– Inchaço em parte do seio.

– Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja.

– Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro).

– Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama.

– Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo

– Caroço nas axilas.

Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.

A principal via de prevenção é a mamografia – uma radiografia das mamas realizada por equipamento denominado mamógrafo. Permite a visualização de pequenas alterações, possibilitando o diagnóstico do câncer em fase inicial. O médico responsável pelo serviço de mastologia do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, Dr. Guerino Barbalaco, alerta que é preciso fazer a primeira mamografia entre 35 e 40 anos. Depois dessa idade, o exame deve ser feito anualmente. “A finalidade do rastreamento mamográfico é identificar um tumor ainda não palpável, quando a possibilidade de cura é de mais de 95%. Em cada retorno anual é importante levar a mamografia anterior para comparar possíveis alterações”, recomenda.