Hospital da Mulher promove palestras gratuitas sobre “Câncer de Mama”

Publicado em: 16/10/2015

Em comemoração ao movimento mundial Outubro Rosa, o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, promove na próxima terça-feira (20 de outubro) palestras gratuitas sobre câncer de mama. Aberta à comunidade, a atividade terá início às 15h no auditório da instituição, com participação de colaboradores e usuários do serviço de saúde. O objetivo é de apresentar e discutir as principais medidas de prevenção e controle da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Representa cerca de 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres e é o tumor mais comum entre as brasileiras, com exceção do câncer de pele não melanoma. Para o Brasil, em 2015 são esperados 57.120 novos casos de câncer de mama, com risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres.

Entre os temas pautados para as palestras no Hospital da Mulher estão a qualidade da informação, rastreamento da doença e prevenção por meio da mamografia – exame que deve ser realizado dos 50 aos 69 anos com frequência bianual, conforme recomendação do Ministério da Saúde, ou segundo indicação especifica do médico que acompanha a paciente.

O diagnóstico precoce da doença continua sendo o passo mais importante para a cura. “Fico honrado em poder participar desse evento e passar informações tão relevantes para a população. São multiplicadores, que fazem com que a doença seja cada vez mais debatida e as mulheres sejam mais conscientes sobre a própria saúde”, pontua o médico mastologista Dr. Fernando Tocchet, um dos palestrantes na ação do Hospital da Mulher.

A questão estética e a reconstrução da mama também serão abordadas no evento, em palestra comandada pelo responsável do setor de Mastologia do hospital, o mastologista Dr. Guerino Barbalaco Neto.

OUTUBRO ROSA

Em comemoração ao movimento mundial “Outubro Rosa”, desde o início do mês o Hospital da Mulher ilumina sua fachada com a cor da campanha. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990 durante a primeira “Corrida pela Cura”, em Nova York, que desde então promove a ação anualmente. Entretanto, somente em 1997 entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro dos trabalhos. Hoje o Outubro Rosa é realizado em diversos países pelo mundo. No Brasil, a primeira iniciativa nesse sentido ocorreu em 2002, com a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, na Capital, e daí em diante passou a ser repetido em vários cantos do país.

SERVIÇO

Dia 20 de outubro, às 15h, palestras “Rastreamento do Câncer de Mama” e “Orientações Referentes a Doenças Mamárias”, com os médicos mastologistas Dr. Guerido Barbalaco Neto e Dr. Fernando Tocchet. O evento é gratuito e aberto à população. O Hospital da Mulher fica na Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório, Santo André – SP.