Publicado em: 09/11/2018
O Hospital da Mulher de Santo André deu início dia 6 de novembro à força-tarefa de atendimento para ajudar a zerar a fila de consultas e exames no município. A ação faz parte do Programa Saúde Fila Zero, criado pela Prefeitura com o objetivo de acabar com a espera de pacientes que aguardam em média dois anos para procedimentos. O evento contou com a presença do prefeito Paulo Serra, do secretário de Saúde Márcio Chaves, do vice-prefeito Luiz Zacarias e da diretora-geral do hospital, Sandra Gallo.
A unidade realizará, mensalmente, cerca de 145 cirurgias além das já realizadas. Durante a abertura do evento, foram feitos 64 atendimentos entre coletas de exames de sangue e urina. Os exames já são pré-operatórios das cirurgias que ocorrerão em novembro.
Entre as intervenções estão laqueadura, histeroscopia (inspeção endoscópica do útero) e cirurgia de Sling (procedimento uroginecológico), que juntas somam demanda reprimida de 1.240 procedimentos. “Nossa expectativa é de que as filas referentes às especialidades da área ginecológica estejam zeradas em até seis meses”, disse a diretora-geral do Hospital da Mulher, Sandra Gallo.
Já o prefeito ressaltou a importância da abertura ter sido realizada na unidade. “É uma honra começar esse trabalho no Hospital da Mulher, que é uma referência e um orgulho para nós. Estamos trabalhando arduamente para melhorar a saúde do nosso município e nosso objetivo é até o começo de 2019 zerarmos as filas de todas as especialidades”, disse o prefeito.
“Desde a criação do Saúde Fila Zero mais de 400 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias, saíram de uma fila de anos de espera. Todos os agendamentos realizados foram feitos respeitando a ordem cronológica”, finalizou o secretário de saúde.