Hospital da Mulher encerra programação especial pelo Mês da Mulher

Publicado em: 29/03/2022

Equipamento de saúde realizou série de palestras voltadas ao cuidado e bem-estar do público feminino

 

A primeira-dama de Santo André e a diretora-geral do Hospital da Mulher, Ana Carolina Barreto Serra e Rosana Pereira Grasso. Foto: Alex Cavanha/PSA

O Hospital da Mulher de Santo André realizou no mês de março uma série de palestras voltadas ao cuidado, saúde e bem-estar da mulher em várias fases da vida. O primeiro evento reuniu cerca de 100 pessoas e contou a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

“Hoje estamos reverenciando algo que nasce aqui, os andreenses nascidos das mãos de andreenses, das mãos de muitas pessoas que deixam os seus lares e vêm justamente para se doar no momento mais frágil da vida da mulher e começar a vida de um ser novo e tão especial. Fiz questão de prestigiar e estar aqui em uma data tão importante. A ONU instituiu em 1975 o dia 8 de março como Dia da Mulher, mas essa luta veio antes disso, porque mulheres já chegaram a perder a vida e perdem ainda hoje por causa dessa diferença”, pontuou Ana Carolina Barreto Serra.

A abertura do evento foi marcada pela musicoterapeuta Camila Turco com a dinâmica “Reflexões da Maternagem”. Em um exercício de respiração, a atividade convidou os participantes a fecharem os olhos e fazerem uma viagem interna proporcionando uma reflexão sobre o que cada um está precisando hoje, podendo ser motivação, paciência, inspiração ou outras necessidades particulares.

“Não estamos só entre mulheres, mas todos nós viemos de uma mulher, a nossa primeira casa foi o corpo de uma mulher. Todos estão aqui por algum motivo, vocação, escolha ou destino para cuidar de uma outra mulher nesse momento mágico da vida dela. Entregamos aqui o que temos de melhor como pessoa”, comentou a musicoterapeuta.

O evento também contou com a palestra da Dra. Maria Auxiliadora Vertamatti, diretora técnica do Hospital da Mulher, que abordou o tema “A Mulher moderna e o autocuidado”.

“Tenho muito orgulho de estar à frente do Hospital da Mulher, que é a única maternidade pública da cidade, responsável por trazer ao mundo cerca de 350 crianças por mês, totalizando aproximadamente 4.200 crianças no ano. Isso mostra a importância deste hospital para a vida e para a saúde das munícipes de Santo André. Segundo as pesquisas realizadas com as mulheres atendidas aqui, o hospital conta com 97% de aprovação, com avaliação do atendimento como ótimo e bom. Parabéns a todas nós, mulheres, por todas as nossas conquistas. Sigamos em frente, pois ainda temos muito para ser conquistado”, afirmou a diretora-geral do Hospital da Mulher, Rosana Pereira Grasso.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Dentro da programação do hospital, em 09/03 houve palestra sobre sexualidade feminina, com o Dr. Eliano Pellini, professor de ginecologia do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). No dia 16 foi a vez do Dr. Mauro Sancovski, professor de Obstetrícia da FMABC, debater com os participantes o tema “Gestante de Risco Habitual”. No dia 31 foi realizado o encerramento da programação com a palestra “Prevenção do câncer ginecológico”, ministrada pela gerente Sandra Tanaka e a equipe multidisciplinar.

Ao longo de todo o mês, no período da manhã, ocorreu orientação em uma sala de espera especial para as usuárias do hospital, com informações sobre prevenção do câncer de mama.

Ao todo, cerca de 100 pessoas estiveram presentes na abertura dos trabalhos. Foto: Alex Cavanha/PSA