Hospital da Mulher conquista Prêmio Dr. Pinotti de “Hospital Amigo da Mulher”

Publicado em: 07/11/2014

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, de Santo André, recebe nesta sexta-feira (7 de novembro) o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. Trata-se de reconhecimento da Câmara dos Deputados, entregue às instituições com atuação destacada na promoção, acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher. A solenidade às 15h30 contará com presenças do prefeito de Santo André, Carlos Grana, do secretário de Saúde, Homero Nepomuceno Duarte, e do presidente da Fundação do ABC, Marco Antonio Santos Silva.

A indicação do Hospital da Mulher ao prêmio foi proposta pelo deputado Vanderlei Siraque. “O prêmio reconhece as ações do Hospital da Mulher e o serviço de qualidade ofertado à população. Somos hospital referência para o município e buscamos sempre atender às necessidades dos cidadãos”, declara a superintendente do Hospital da Mulher, Dra. Rosa Maria Pinto de Aguiar.

Reconhecimento nacional

O Prêmio Dr. Pinotti instituído pela Resolução n.º 15/2009 da Câmara dos Deputados e atualizado pela Resolução nº 52/2014. É concedido anualmente a no máximo cinco entidades governamentais ou não governamentais, cujos trabalhos ou ações merecerem destaque na promoção de acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher.

Cada um dos membros do Congresso Nacional pode indicar uma entidade. Conselho formado por um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados é responsável pela seleção dos premiados.

A distinção leva o nome do médico ginecologista paulista José Aristodemo Pinotti (1934-2009), que se notabilizou por promover políticas voltadas para as mulheres nos diversos cargos públicos em que ocupou, entre os quais de deputado federal e de secretário de Saúde do Estado de São Paulo.

Sobre o Hospital da Mulher

Fundado em agosto de 2008 pela prefeitura de Santo André, em parceria com a Fundação do ABC – dentro do modelo de Organização Social de Saúde (OSS) –, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein é hoje o maior centro de referência em saúde da mulher da região do ABC, com atendimento qualificado, equipamentos modernos e profissionais especializados.

Possui 116 leitos, incluindo Maternidade, salas de emergência e de parto natural, incubadora climatizada, Unidade Neonatal, UTI Adulto e Centro Cirúrgico. Oferece mais de 6 mil exames mensais, tudo isso em área construída de mais de 7 mil m².

O Hospital da Mulher realiza constantemente atividades voltadas à população, reforçando a vocação e o compromisso de cuidar da saúde da comunidade.