Hospital da Mulher recebe “Selo Verde de Pró-Sustentabilidade”

Publicado em: 19/06/2015

O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, acaba de receber o certificado Selo Verde de Pró-Sustentabilidade da Ecologia Humana e do Planeta. O prêmio foi entregue durante a 7ª edição do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro em reconhecimento ao trabalho sustentável desenvolvido pela Central de Esterilização de Materiais (CME) do hospital. O setor utiliza sistema de esterilização denominado ASP – Sterrad, pelo qual um ciclo de esterilização de material consome 51 vezes menos energia elétrica do que uma autoclave convencional. O certificado é emitido pelo Instituto Mais, uma instituição privada sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e capacitação socioambiental.

A cerimônia de entrega do certificado ocorreu em evento no bairro do Butantã, em São Paulo, com apoio da Johnson & Johnson – que detém a patente do equipamento Sterrad. O Hospital da Mulher foi representado pelo enfermeiro Rodrigo Alan da Silva, supervisor do Centro de Esterilização de Materiais.

Entre os benefícios, os sistemas Sterrad oferecem tecnologia eficaz, que protege e assegura os instrumentos através de esterilizadores à baixa temperatura. Essa tecnologia realiza ciclos de esterilização sem emissões tóxicas, necessitando apenas de uma fonte de energia elétrica para funcionar.

“Ao contrário da esterilização a vapor em autoclaves, cujo consumo médio é de 400 litros de água e 17KW de energia por ciclo, o Sterrad utiliza plasma de peróxido de hidrogênio como agente para esterilização, não consome água e o seu consumo de energia é 25 vezes menor”, explica Rodrigo da Silva.

Sobre o Hospital da Mulher

Fundado em agosto de 2008 pela prefeitura de Santo André, em parceria com a Fundação do ABC – dentro do modelo de Organização Social de Saúde (OSS) –, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein é hoje o maior centro de referência em saúde da mulher da região do ABC, com atendimento qualificado, equipamentos modernos e profissionais especializados.

Possui 113 leitos, incluindo Maternidade, salas de emergência e de parto natural, incubadora climatizada, Unidade Neonatal, UTI Adulto e Centro Cirúrgico. Oferece mais de 6 mil exames mensais, tudo isso em área construída de mais de 7 mil m².

O Hospital da Mulher realiza constantemente atividades voltadas à população, reforçando a vocação e o compromisso de cuidar da saúde da comunidade.