Hospital de Campanha do AME Sorocaba encerra atividades com 111 atendimentos e 91 internações

Publicado em: 16/09/2021

Em pouco mais de quatro meses, estrutura de urgência atendeu pacientes de 33 municípios da região

 

Unidade funcionou com 10 leitos, sendo 8 de UTI e 2 de enfermaria

Inaugurado em 8 de abril, o Hospital de Campanha do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba encerrou suas atividades em 16 de agosto. O balanço é de 111 atendimentos em cerca de quatro meses, sendo 91 internações. Selecionada pelo Governo do Estado para reforçar o combate à Covid-19, a unidade abrigava estrutura de hospital de campanha no 2º andar, separadamente da área de atendimento ambulatorial, que permaneceu funcionando normalmente.

O hospital de campanha contou com 10 leitos, sendo 8 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 2 de enfermaria, cujas vagas foram reguladas pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS). Hipertensão arterial, asma, obesidade e diabetes foram as principais comorbidades identificadas nos pacientes internados.

A importância regional do serviço é evidenciada pela variedade das cidades de residência dos pacientes atendidos. Ao todo, durante o período de funcionamento do hospital, foram recebidos pacientes de 33 municípios – a maioria das cidades de Sorocaba, Piedade e Votorantim. A estrutura de urgência do hospital foi referência para pacientes de 48 cidades da região.

“Admitimos 62 colaboradores, além de médicos e da equipe multidisciplinar. Superamos muitos desafios neste período. O engajamento dos diretores, coordenadores e de todos os colaboradores do ambulatório tornaram este desafio um sucesso. Conseguimos dar assistência aos pacientes internados sem comprometer a rotina de atendimento dos usuários do ambulatório. Os fluxos foram planejados e adaptados com ampla estrutura de segurança, com foco no bem-estar dos pacientes e colaboradores”, explica o diretor-geral, Marcos Paiva de Oliveira.

ESTRUTURA

Originalmente vocacionado aos atendimentos ambulatoriais, o AME Sorocaba contou com estrutura completamente apartada para a assistência aos casos de Covid-19. A diretoria da unidade criou um sistema híbrido na unidade, com entradas diferentes para os pacientes do ambulatório e os casos de internação pela Covid-19. Internamente, os fluxos também não se cruzavam, o que garantiu maior segurança a pacientes, colaboradores e usuários em geral.