Publicado em: 13/05/2025
A correta lavagem das mãos controla a disseminação de infecções
O Hospital de Clínicas de São Bernardo do Campo (SP), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o município, realizou neste mês a Semana de Higiene das Mãos em comemoração ao Dia Mundial de Higiene das Mãos. A iniciativa, organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, buscou conscientizar colaboradores e profissionais de saúde sobre a importância desse gesto simples, mas vital para a prevenção de infecções e a segurança no ambiente hospitalar.
De 5 a 9 de maio, dezenas de profissionais participaram das atividades presenciais, que contaram com um espaço lúdico para desenvolvimento das ações. Além disso, um vídeo informativo foi exibido na entrada do 1º subsolo, impactando os profissionais que não puderam participar das dinâmicas completas.
As atividades incluíram uma exposição interativa com cenários hospitalares, utilizando luminol (substância visível sob luz negra) para simular a contaminação por microrganismos, demonstrando de forma prática a eficácia da higienização correta. Outra dinâmica permitiu a observação de microrganismos em placas sob microscópio, mostrando que mesmo mãos aparentemente limpas podem abrigar agentes patogênicos.
Além disso, um webinar promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) foi realizado no dia 5 de maio, reforçando o tema deste ano: “Luvas, às vezes. Higiene das Mãos, sempre”. A campanha no Hospital de Clínicas também estabeleceu que todo dia 5 de cada mês será dedicado a reforçar essa prática, alinhando-se aos 5 Momentos da Higiene das Mãos e à Meta 5 da Segurança do Paciente, ambos protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A iniciativa destacou que a higiene das mãos é uma das medidas mais eficazes para reduzir infecções associadas aos cuidados de saúde, protegendo tanto pacientes quanto profissionais. Dessa forma, o Hospital de Clínicas reitera seu comprometimento em disseminar essa cultura, garantindo um ambiente mais seguro para todos.