Hospital de Clínicas de São Bernardo recebe certificação internacional de qualidade

Publicado em: 01/12/2022

Gerenciado pela Fundação do ABC, equipamento da Prefeitura de São Bernardo foi o primeiro com gestão municipal do Brasil a conquistar o selo que atesta excelência dos serviços prestados à população

 

HC conquistou a recertificação Qmentum Internacional Diamante, uma das mais conceituadas acreditações em saúde em nível internacional

O esforço da Prefeitura de São Bernardo e da Fundação do ABC em proporcionar saúde pública de qualidade foi mais uma vez reconhecido. Em cerimônia realizada em 30 de novembro, o prefeito Orlando Morando recebeu da diretora e CGO (Chief Growth Oficcer) da empresa QGA (Quality Global Alliance), Camila Covelo, a recertificação Qmentum Internacional Diamante para o Hospital de Clínicas (HC), reforçando o equipamento municipal como o 1º do Brasil a contar com uma das mais conceituadas acreditações em saúde em nível internacional pela excelência nos serviços prestados aos pacientes. O título foi conquistado em 2019 e, agora, revalidado.

Hoje, entre 15 mil instituições com esse reconhecimento, apenas dois hospitais públicos estão contemplados. A cerimônia de entrega do certificado foi realizada no próprio hospital e teve a presença do presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, da diretora do Complexo de Saúde de São Bernardo, Dra. Agnes Faria Ferrari, do diretor técnico do HC, Dr. Newton Takashima, e de funcionários do equipamento.

Aplicado em mais de 36 países, o Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de Saúde que assegura às organizações atenderem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais, desde a identificação dos pacientes, administração de medicamentos, higienização, protocolos, entre outros.

“Este é mais um reconhecimento do quanto a nossa gestão investe em saúde pública e cobra pela qualidade dos serviços prestados à população. A recertificação é uma virada na história do HC, que hoje é um dos melhores hospitais públicos do País. Agora o desafio da equipe do HC é manter esta certificação, pautada no amor à profissão e na humanização”, reforçou Orlando Morando.

SOBRE A ACREDITAÇÃO

O processo de acreditação é voluntário e tem como objetivo assegurar a qualidade e segurança do paciente dentro da rede hospitalar. A instituição acreditada passa por avaliações periódicas e rigorosas por especialistas da instituição acreditadora – o QGA – para garantia das melhores práticas e implantação de oportunidades de melhorias nos processos de trabalho.

De acordo com a representante da instituição acreditadora, Camila Covello, os pontos de destaque do HC foram o preparo para as urgências e emergências e as cirurgias cardíacas pediátricas. “É claro que estes não foram os únicos critérios e setores avaliados. O hospital, para ter uma acreditação internacional, deve obter excelência em inúmeros processos e hoje estou aqui para garantir isso ao HC, como um dos melhores hospitais do Brasil e do mundo”, detalhou a diretora do QGA.

O secretário de Saúde ressaltou que desde que o hospital se tornou referência no Estado para a realização de cirurgias cardíacas pediátricas, em setembro de 2018, mais de 480 procedimentos já foram realizados. “Está é mais uma prova de que neste governo, saúde é prioridade. Parabéns a todos os profissionais pela conquista”, finalizou.