HC de São Bernardo é o primeiro hospital municipal do Brasil a receber certificação Qmentum

Publicado em: 11/07/2019

Hospital de Clínicas recebeu o certificado Diamante da Qmentum Internacional 

 

Cerimônia realizada no auditório do hospital oficializou reconhecimento – Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

O esforço da atual Administração de São Bernardo em proporcionar saúde pública de qualidade foi mais uma vez reconhecido. Em cerimônia realizada dia 10 de julho, o prefeito Orlando Morando recebeu do diretor técnico do IQG (Instituto Qualisa de Gestão), Bruno Farras, a certificação Qmentum Internacional Diamante para o Hospital de Clínicas (HC), o que tornou a unidade o primeiro equipamento municipal do Brasil a conquistar uma das mais conceituadas acreditações em saúde em nível internacional pela excelência nos serviços prestados.

O ato foi realizado na própria unidade – localizada na Estrada dos Alvarengas, nº 1.001 – e  teve a presença do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, da diretora do Complexo Hospitalar, Dra. Agnes Faria Ferrari, e do diretor técnico do HC, Dr. Roberto Ramos Filho.

Aplicado em mais de 30 países, o Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de Saúde que assegura às organizações atenderem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais, desde a identificação dos pacientes, administração de medicamentos, higienização, protocolos, entre outros.

Para o prefeito, o título é motivo de orgulho para a população e muito esforço conjunto. “Reconheço que sou exigente quando o assunto é Saúde. Este ano o investimento no setor será de R$ 1 bilhão, que só foi possível depois de recuperarmos o equilíbrio financeiro da nossa cidade. Nossa meta é implantar em todos os equipamentos o padrão atingido pelo HC”, reforçou Morando.

Dr. Geraldo Reple, secretário de Saúde, ressaltou que são poucas as pessoas que utilizam a saúde pública e elogiam o serviço, mas no Hospital de Clínicas o sentimento é outro. “Aqui acompanhante e paciente saem satisfeitos. Com esta conquista, a responsabilidade em continuar prestando um atendimento de qualidade também aumenta, mas tenho certeza que competência não há de faltar, na mesma medida”.

A celebração do conceito foi compartilhada entre todos os funcionários do equipamento, como explicou o diretor Dr. Roberto Ramos Filho. “Este reconhecimento é resultado de muita disciplina de toda equipe para atender aos padrões de alto desempenho em qualidade e segurança. Nosso objetivo é seguir aprimorando de forma contínua nossos procedimentos”.

RESGATE E EXCELÊNCIA

Inaugurado em dezembro de 2013, o Hospital de Clínicas Municipal conta com 257 leitos. Até o ano de 2016, o local operava apenas com 40% de sua capacidade. Hoje, 100% do hospital está em pleno funcionamento e 1.000 profissionais trabalham diariamente no local.

O HC realiza procedimentos em cardiologia, neurologia de urgência, cirurgias de politrauma, cirurgias ortopédicas e outras especialidades clínicas. Com 36 mil metros quadrados de área construída, 11 pavimentos e equipamentos de alta tecnologia, o HC é reconhecido como um dos hospitais públicos mais modernos do País.

Em 2018, o hospital tornou-se referência estadual no tratamento cardíaco infantil, após parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Pacientes de zero a 18 anos, moradores do Estado de São Paulo, são encaminhados ao HC para realizar tratamento, cirurgias e acompanhamento ambulatorial na área.