Publicado em: 31/01/2025
Prefeito Marcelo Oliveira discursa ao lado do presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes (foto: divulgação/PMM)
O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, localizado em Mauá (SP), conta com uma nova equipe de gestão. A apresentação da diretoria ocorreu na manhã de 27 de janeiro, pelo prefeito Marcelo Oliveira.
A reestruturação foi conduzida em conjunto pela Prefeitura de Mauá e a Fundação do ABC, que administra o Hospital. A medida tem como objetivo otimizar os serviços prestados à população e aprimorar o atendimento aos pacientes.
A nova diretoria do hospital ficou composta pelos seguintes profissionais: Paulo Affonso (superintendente), Jaqueline Gerbase (diretora técnica), Cleuza Fialho (gerente administrativa) e Cicera Roberta (gerente assistencial).
Segundo o prefeito Marcelo Oliveira, as mudanças foram pensadas para garantir maior eficiência na gestão hospitalar e assegurar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população mauaense. “É importante fazer as obras, porém, o mais importante, é cuidar das pessoas. Por isso estamos iniciando uma série de mudanças em várias secretarias, não apenas aqui no Nardini, mas em todas as secretarias, para aprimorar o atendimento e continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, explicou o chefe do Executivo de Mauá.
A secretária de Saúde, Eliene de Paula Pinto, reforçou o compromisso de buscar ainda mais evolução na credibilidade do equipamento. “A mudança na equipe diretora do Hospital Nardini reflete o compromisso da gestão municipal em aprimorar a qualidade e priorizar a assistência aos usuários. Essa iniciativa reforça a busca por um atendimento humanizado, alinhado à marca do governo: ‘Amor pela Nossa Gente’, com o objetivo de fazer mais e melhor para a população”, declarou.
Desde 2021, o Hospital Nardini tem recebido reconhecimento pela melhoria contínua apresentada. Em maio de 2024, tornou-se o primeiro hospital 100% Sistema Único de Saúde (SUS) a alcançar o selo ABNT NBR ISO 9001:2015, por conta da qualidade do atendimento prestado no Grande ABC. O certificado foi emitido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG).
Entrando em 2025, a unidade recebeu o selo de qualidade do Programa Farol, uma iniciativa da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (Fenaess) e Sindicato dos Hospitais do Município do Rio de Janeiro (Sindhrio). A certificação atesta as boas práticas de monitoramento permanente de instituições de saúde em relação à assistência e às rotinas administrativas.
HISTÓRICO
O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini tem 39 anos de existência e é considerado o principal equipamento hospitalar para atendimento do SUS em Mauá. Além disso, se tornou referência regional também para os municípios de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Foi construído no final da década de 1970 com recursos do Fundo de Assistência à Saúde, da Caixa Econômica Federal, por um grupo de médicos – entre eles o Dr. Radamés Nardini, mas permaneceu fechado. Em 1985, o Governo do Estado assumiu o espaço que abriu as portas em 1986, após passar por reformas. A municipalização ocorreu em 1990.
O Hospital ocupa área de 11.978 m² e conta com aproximadamente 200 leitos. É mantido com recursos municipais e repasses do Ministério da Saúde para cobertura de custeios relacionados ao SUS.