Hospital de Clínicas recebe aparelho de ressonância magnética

Publicado em: 08/05/2015

O Hospital de Clínicas Municipal (HC) contará em breve com serviço de ressonân­cia magnética. O moderno equipamento já foi entregue e irá integrar o parque de diagnóstico por imagem da unidade. Em média, poderão ser realizados, por mês, cerca de 300 procedimentos. Atualmente, esse tipo de exame é feito por meio de contrato com prestadora de serviços.

O hospital investiu R$ 5 milhões na im­plementação do serviço, recurso obtido junto ao Ministério da Saúde e utilizado na compra do aparelho e infraestrutura neces­sária ao seu funcionamento – como blinda­gem magnética e acústica da sala.

Para receber o equipamento de ressonân­cia magnética, o HC realizou operação que já estava programada desde a inauguração do hospital, a exemplo do que já havia sido rea­lizado em outras duas ocasiões. O aparelho precisou ser içado por guindaste a altura de 5,25 metros e passar por uma abertura feita na parede especialmente para esta finalidade.

O magneto, parte principal do aparelho, pesa seis toneladas e mede 2,3 metros de altura, 2,3 metros de largura e 2,2 metros de profundidade. Com essas dimensões, seria inviável transportá-lo pelas escadas e corredores do hospital. A ação envolveu dez funcionários, durou cerca de seis horas e incluiu a elevação e passagem dos outros componentes do equipamento de ressonân­cia. “Já havíamos usado essa mesma estratégia quando precisamos receber e instalar a he­modinâmica e o equipamento da Central de Materiais Esterilizados (CME). Este é o último de grande porte que recebemos”, explica a coordenadora de Engenharia Clínica do HC.

OUTROS EXAMES

Entre os serviços de diagnóstico por ima­gem disponíveis no hospital estão o raio X e ultrassom, para pacientes atendidos na unida­de. Há ainda a tomografia, que realiza cerca de 600 exames para toda a rede municipal por mês, e a hemodinâmica cardiológica de urgência, com cerca de 30 procedimentos por mês. Nesses casos, o paciente passa pelo exame no HC e o laudo é enviado ao médi­co solicitante. O usuário é informado sobre os resultados durante a consulta de retorno.