Hospital de Francisco Morato orienta pacientes sobre uso racional de medicamentos

Publicado em: 07/12/2018

Pacientes receberam orientações sobre descarte correto, riscos da automedicação, cuidados com armazenamento, entre outras

Entre os dias 28 e 29 de novembro, a equipe da Assistência Farmacêutica do Hospital Estadual de Francisco Morato (HEFM) realizou atividade de orientação sobre uso racional de medicamentos junto aos pacientes.

Nas visitas leito a leito os profissionais abordaram a questão da segurança do paciente e a importância da participação dos mesmos no ato de administração de medicamentos durante a permanência no serviço de saúde. Também foram orientados sobre formas de ajudar a evitar erros de administração. Todos os pacientes tiraram dúvidas e receberam folders informativos sobre os riscos do mau uso de medicações.

Em geral, recomenda-se que os pacientes obedeçam aos horários estipulados na prescrição médica; evitem a automedicação e a mistura medicamentosa; tenham atenção com o ambiente de armazenamento e descarte correto, e consumam as medicações dentro do prazo de validade. Tais medidas impactam diretamente na eficácia do tratamento e evitam riscos maiores à saúde. Em casos de dúvidas, deve-se sempre consultar o farmacêutico.

Durante a visita as dúvidas mais recorrentes estavam relacionadas ao descarte correto de medicamentos; armazenamento correto de medicamentos termolábeis (geladeira); redução do efeito do anticoncepcional quando associado ao uso de antimicrobianos, e interrupção do tratamento prescrito após melhora clínica.

“A comunicação é uma ferramenta de extrema importância para a efetiva relação entre profissional e paciente e contribui diretamente para a prevenção de incidentes”, disse a coordenadora da Farmácia do HEFM, Aline Silvério.

O uso inadequado de medicamentos é considerado problema de saúde pública prevalente em todo o mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que somente 50% dos pacientes, em média, tomam corretamente seus medicamentos.

A iniciativa foi organizada por Aline Silvério, Bárbara Cruz, Ingrid Dias, Gilvan Coelho, Michel Dantas e Thiago Leite. Equipe de apoio: Cássia da Silva, Fernanda Santos e Fernanda Magalhães.