Hospital de Francisco Morato realiza projeto de humanização hospitalar com palhaços

Publicado em: 14/11/2018

ONG Hospitalhaços durante apresentação musical na recepção

O Hospital Estadual de Francisco Morato (HEFM) deu início a diversas atividades de humanização com pacientes, familiares e colaboradores. A responsável pelo trabalho é a ONG Hospitalhaços, que tem sede em Campinas e promove ações de humanização hospitalar em cidades do interior do Estado. Desde agosto, quando o projeto teve início, já foram realizadas cinco vistas – todas quinzenalmente às quintas-feiras e acompanhadas pela Comissão de Humanização do HEFM.

É a primeira vez que a atividade de humanização é promovida de forma contínua na unidade, a partir do cumprimento de calendário prévio de visitações. “É uma iniciativa muito bem-vinda para ajudarmos a amenizar o clima estressante de um ambiente hospitalar. O objetivo é justamente transformar esse local – carregado de seriedade, estresse e preocupações – e levar descontração, leveza e sorrisos por meio da figura do palhaço. Os benefícios são inúmeros. As crianças apresentam evidências clínicas de melhora e ficam mais à vontade no hospital, além de mais colaborativas com os profissionais de Saúde. O sorriso tem poder transformador”, disse a ex-funcionária do HEFM e líder da equipe da ONG Hospitalhaços, Lucimeire Martini.

Atualmente a ONG Hospitalhaços conta com 400 palhaços humanitários que atuam em 31 hospitais públicos e particulares de 20 cidades do Brasil. O foco da entidade é utilizar a arte do palhaço para levar sorrisos ao ambiente hospitalar e suavizar rotinas de tratamento. O desafio diário é criar uma atmosfera mais leve, alegre e descontraída para pacientes, familiares e profissionais da saúde.