Hospital Municipal de Mogi das Cruzes reforça cuidados com identificação de pacientes

Publicado em: 06/02/2020

Treinamento foi realizado através de um game com a simulação de um tabuleiro humano

Com base nas normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece obrigatoriedade para o cumprimento das 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes realizou de 28 a 31 de janeiro o treinamento da “Meta 1 – Protocolo de Identificação do Paciente”, que reúne estratégias focadas em mitigar os riscos de identificação, desde a admissão até a alta do paciente. Participaram da atividade 288 funcionários, sendo 246 diretos e 42 terceirizados.

A capacitação dos colaboradores foi realizada através de um game, com dinâmica em um tabuleiro humano e simulações realísticas. O objetivo da metodologia é facilitar a compreensão do tema e identificar as possíveis falhas que surgem nas rotinas do dia a dia, além do desenvolvimento da cultura do cuidado centrado no paciente. “A repercussão com os funcionários foi muito positiva. Fizemos uma dinâmica realística para reforçar a importância da dupla checagem dos dados dos pacientes, que evita incidentes relacionados à troca de exames ou medicações, por exemplo. Envolvemos não apenas a área assistencial, mas a administrativa, pois é preciso manter todos os cuidados desde a abertura do prontuário na recepção. Parece algo simples, mas o rigor na verificação faz a diferença e deve ser reforçado periodicamente”, disse a diretora-geral do hospital, Heloísa Molinari Nascimento.

Segundo a OMS, as seis metas internacionais de segurança do paciente são: identificar o paciente corretamente; melhorar a comunicação entre funcionários da Saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgias com local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções associadas a cuidados de saúde; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.