Hospital de Olhos acaba com demanda reprimida de consultas

Publicado em: 03/05/2013

Em um ano, unidade de São Caetano atendeu cerca de 20 mil pacientes

Com um ano de funcionamento recém-completo em abril, o Hospital de Olhos Dr. Jaime Tavares, de São Caetano, está em funcionamento pleno, cumprindo a função de atender com qualidade os moradores da cidade. Em 2013, os funcionários da unidade conseguiram acabar com a demanda reprimida de consultas, que tinha cerca de mil pessoas na fila de espera. O tempo para realização de cirurgias também caiu: hoje o paciente aguarda, em média, uma semana.

Parceria entre Prefeitura e Fundação do ABC, o Hospital de Olhos integra o Complexo Municipal de Saúde, formado também pelo Centro de Oncologia e Hemoterapia Luiz Rodrigues Neves (Unidade de Tratamento ao Câncer).

20 mil pacientes em um ano

Coordenado pela médica Sandra Maria Canelas Beer, o Hospital de Olhos sancaetanense conta com infraestrutura composta por consultórios e centro de diagnósticos. No espaço são realizados exames de biometria, microscopia, campo visual, retinografia, ultrassonografia ocular e fotocoagulação a laser. São 18 médicos na equipe, entre os quais especialistas em glaucoma, retina, catarata, estrabismo e córnea, além de três funcionários de enfermagem e oito na parte administrativa.

Em um ano de funcionamento, a unidade oftalmológica atendeu cerca de 20 mil pacientes. Entretanto, antes de chegar ao Hospital de Olhos, o paciente deve necessariamente passar por consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para que sejam feitas análises preliminares e o encaminhamento.

Para celebrar o aniversário de um ano do Complexo de Saúde, a equipe do Hospital de Olhos organizou em 26 de abril rápido café da manhã interno, denominado Um Novo Olhar Para Saúde.

Mais de 3 mil atendimentos oncológicos

Coordenado pelo médico Valter Oliveira Filho, o Centro de Oncologia Luiz Rodrigues Neves conta com equipe com quatro oncologistas, dois assistentes sociais, uma psicóloga, duas enfermeiras e duas recepcionistas. Em um ano de atividades foram realizados 3.149 atendimentos.

Já o Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma, que tem coordenação do médico Teobaldo Antonio Carvalho, trabalha com equipe de sete funcionários. A unidade é responsável pela coleta de sangue que abastece o banco de sangue de São Caetano.