Hospital de São Caetano recebe obra de arte da exposição “Coração Humano”

Publicado em: 28/04/2023

Outras três unidades ligadas à FUABC já haviam recebido esculturas: Centro Hospitalar Municipal, Hospital da Mulher e Hospital Estadual Mário Covas

 

O Complexo Hospitalar de Clínicas de São Caetano do Sul recebeu em 25 de abril uma das dez obras de arte que integraram a segunda edição da campanha “Siga seu Coração”, organizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida. Outras três unidades ligadas à FUABC já haviam sido contempladas com as esculturas: Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, Centro Hospitalar Municipal de Santo André e Hospital Estadual Mário Covas. Todos os serviços foram escolhidos em razão do perfil de atendimento, com assistência de qualidade reconhecida aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Complexo de São Caetano recebeu a obra “Coração de Mulher”, instalada no saguão do Bloco A, onde está localizada a maternidade. A escultura com 1,70 de altura, 2 metros de comprimento e 80 quilos foi criado pelo diretor artístico Anselmo Oliveira Jr. e pintada pela artista Clara Leff. A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, assinou o termo de doação do Instituto Lado a Lado pela Vida. “É um lindo trabalho. Escolhemos o saguão da maternidade por ser um espaço de amor, sensibilidade e ligação com a vida”.

A entrega foi realizada pela diretora institucional do Instituto Lado a Lado, Denise Blaques. “A obra faz parte da 2ª edição da exposição Siga seu Coração, campanha realizada pelo Instituto para abordar a importância dos cuidados com coração e a atenção às doenças cardiovasculares. Em 2014, lançamos uma campanha de cuidados com o coração e, desde então, trabalhamos com ações de orientação sobre as doenças cardiovasculares”, explicou.

ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO

O Instituto Lado a Lado Pela Vida é uma organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo, o câncer e as doenças cardiovasculares, além de realizar um intenso trabalho relacionado à saúde do homem.

Ao todo, a campanha “Siga seu Coração” exibiu dez esculturas no formato de coração, assinadas por dez renomados artistas plásticos. O objetivo da exposição foi a conscientização sobre a saúde do coração por meio da arte. Promovida desde 2014, a campanha reforça a importância da mudança de hábitos para prevenir doenças cardiovasculares.

Todas as obras foram produzidas por artistas convidados em uma das salas do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, em agosto de 2021. Cada artista, utilizando sua técnica e inspiração, deu vida às esculturas em um desafio diário para que cada uma pudesse expressar as mensagens e encantar o público com suas cores inebriantes.

A exposição “Siga seu Coração” foi lançada no final de 2021, no Conjunto Nacional, em São Paulo. Depois, percorreu o Shopping Jardim Pamplona, o Shopping Anália Franco e o Shopping Feira da Madrugada. Após os ciclos de exposições, foi realizada a seleção dos hospitais que seriam guardiões das obras.